Auxílio à pesquisa 12/02895-2 - Física experimental, Física de hádrons - BV FAPESP
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Física experimental hadrônica no RHIC e LHC

Processo: 12/02895-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Jun Takahashi
Beneficiário:Jun Takahashi
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Física experimental  Física de hádrons  Aceleração de partículas  Modelos hidrodinâmicos  Estranheza (física)  Grande Colisor de Hádrons  Experimento ALICE 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aplicação de modelo Hidrodinâmico | Experimento ALICE | Física de Estranheza | Lhc | Física de Íons Pesados Relativísticos

Resumo

Este projeto tem como principal objetivo dar suporte ao desenvolvimento de pesquisa na área de Física de Partículas Experimental com participação de pesquisadores do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas. O projeto prevê o apoio à participação nos experimentos ALICE do acelerador LHC no laboratório CERN (Suíça) e também do experimento STAR do acelerador RHIC do laboratório BNL (EUA). Estes são experimentos de colisões nucleares em altas energias que tem como objetivo estudar as características da matéria nuclear em condições extremas de energia e densidade. São experimentos de grande porte realizados por colaborações internacionais em laboratórios de aceleradores de partículas. A proposta inclui o apoio a missões de trabalho para os laboratórios onde são efetuados os experimentos, para a participação na tomada de dados e nas reuniões científicas das colaborações. Também inclui o apoio a execução de reunião científica do tipo workshop a ser realizado na UNICAMP para divulgar e discutir resultados científicos destes experimentos, fomentar a formação de novas colaborações nacionais em particular entre pesquisadores experimentais e teóricos e aumentar a participação da UNICAMP nesta área de pesquisa. O projeto também contempla uma proposta de divulgação científica com a produção e distribuição de pôsteres contendo resultados importantes do acelerador LHC em uma linguagem acessível para alunos do ensino médio, para ser enviado a colégios e escolas do estado de São Paulo. (AU)

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