Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da suplementação com cromo orgânico no desempenho de bezerros de corte submetidos a desmama

Processo: 12/10014-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2012 - 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Enrico Lippi Ortolani
Beneficiário:Enrico Lippi Ortolani
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados:Antonio Humberto Hamad Minervino ; Carolina Akiko Sato Cabral de Araújo ; Francisco Leonardo Costa de Oliveira ; Frederico Augusto Mazzocca Lopes Rodrigues ; Isadora Karolina Freitas de Sousa ; Kedson Alessandri Lobo Neves ; Rejane dos Santos Sousa
Assunto(s):Doenças nutricionais e metabólicas  Bezerros  Desmame 

Resumo

Acreditando que o estresse da desmama possa ser minimizado pela suplementação com cromo, o estudo será realizado para verificar o efeito da suplementação prévia com cromo em bezerros lactentes e analisar como esta adição interfere no desempenho produtivo e metabólico dos animais durante e em seguida a uma desmama forçada. E ainda analisar a influência que o estresse de uma desmama forçada possa ter no aumento de excreção urinária de cromo. Serão utilizados 100 bezerros, entre seis e sete meses de idade, onde sessenta dias antes da desmama serão separados em dois grupos (grupo 1 e grupo 2) de 50 bezerros lactentes. Durante o experimento os bezerros serão mantidos em piquetes que contenham cochos com sistema creep feeding. O grupo 1 receberá uma suplementação contendo sal proteinado (20% de proteína bruta, mais macro e microlementos essenciais que não cromo) adicionado de 3 mg de cromo/kg MS, na forma de carboaminofosfoquelato de cromo, do sal proteinado. O grupo 2 (controle) receberá a mesma dieta, porém não adicionado de carboaminofosfoquelato de cromo. Tal suplemento será oferecido para que o consumo médio diário por bezerro esteja entre 200 a 250 g de sal proteinado, oferecendo assim entre 0,6 a 0,75 mg/cromo/animal/dia. A duração total do experimento será de 120 dias (quatro meses). Os bezerros serão pesados no inicio do experimento M0 (60 dias antes da desmama), M1 (momento da desmama), M2 (48 horas após a desmama) e M3 (60 dias após a desmama). Em todos os momentos serão coletadas também amostras de sangue em tubos sem e com anticoagulante e urina dos bezerros. Nas amostras sanguíneas serão realizadas análises laboratoriais de glicose, creatinina, cortisol, insulina e cromo. Na urina serão determinadas as concentrações de cromo e creatinina, que em conjunto com o peso metabólico de cada animal, possibilitará calcular o Índice de Excreção Urinária de Cromo (IEUCr). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISADORA K.F. SOUSA; REJANE S. SOUSA; CLARA S. MORI; ADRIANA C. MORINI; KEDSON A.L. NEVES; ANTONIO H.H. MINERVINO; ENRICO L. ORTOLANI. Influence of organic chromium supplementation on the performance of beef calves undergoing weaning-related stress. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 40, n. 2, p. 97-101, Fev. 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.