Busca avançada
Ano de início
Entree

Privatizar para tornar público: uma análise do discurso sobre a privatização das telecomunicações em jornais

Processo: 11/50981-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Fernando Felício Pachi Filho
Beneficiário:Fernando Felício Pachi Filho
Instituição Sede: Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC). Universidade Paulista (UNIP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Telecomunicações  Análise do discurso  Imprensa  Privatização  Memória  Jornais  Direito privado  Direito público  Livros  Publicações de divulgação científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Do Discurso | Imprensa | Memorai | Privatizacao | Publico E Privado | Telecomunicacoes

Resumo

Nos anos 90, o Brasil passa por mudanças em seu modelo de desenvolvimento. Neste período, são realizadas as privatizações de empresas estatais, entre elas as de telecomunicações. Consideramos assim que o discurso sobre as privatizações se constitui num lugar relevante para a observação da recente história brasileira. Neste livro, procuramos compreender, com base nos princípios teórico-metodológicos da análise do discurso francesa, o funcionamento do discurso sobre a privatização das empresas de telecomunicações em jornais. Com o objetivo de observar como se estabelecem fronteiras discursivas entre “público” é “privado”, propomos uma análise da normalização “privatização”, que concentra a carga histórica de sinalizar um processo e uma mudança em direção a um outro modelo privado, bem como das diferentes designações “desestatização” e “venda” para o mesmo acontecimento. Analisamos também os deslocamentos na memória constituída entre estatal, público, nação. No discurso da imprensa alimenta-se o imaginário de um passado que produziu efeitos negativos para a sociedade, devendo, portanto, ser rejeitado e negado em sua continuidade. Como consequência, promove-se uma construção imaginária do futuro, em que há benefícios para todos e sem vínculos com o passado, numa prática discursiva que visa instalar a privatização como marco simbólico de um período de prosperidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)