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Manual mínimo do cômico: um estudo teórico-prático sobre a interpretação cômica

Processo: 05/03005-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Rubens José Souza Brito
Beneficiário:Rubens José Souza Brito
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura dramática  Comédia  Representação (artes) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comico | Interpretacao Comica | Interpretacao Teatral | Leitura Teatral Do Comico | Metodologia De Interpretacao | Triangulacao | Interpretação teatral

Resumo

Elaborei o projeto Manual Mínimo do Cômico: um estudo teórico-prático sobre a interpretação cômica tendo em mente o ator, em formação ou profissional, que necessita, no dia-a-dia de seu ofício, aperfeiçoar seu instrumental técnico e artístico quando se trata de criar uma personagem que, ao menos em algum momento de sua existência cênica, deva manifestar o elemento cômico, Atualmente, os estudos que existem sobre o cômico, o riso e o risível são suficientes para embasar teoricamente todos aqueles que querem melhor compreender as razões, os fundamentos e os processos que instalam o cômico e provocam o riso. Entretanto, o ator, de um modo geral, ainda precisa fazer uma ponte entre todo esse material e a concretude do cômico instalado na sua personagem em ato. Ao idealizar esta pesquisa tive a sensação de que esta ponte é, na verdade, uma grande área de estudos teóricos e práticos que ainda está por ser desvelada e devidamente aprofundada. Manual Mínimo do Cômico foca precisamente esta ponte, objetivando seu alargamento, tanto no âmbito teórico quanto no prático. Antes de interpretar a personagem, na qual deve se apresentar o elemento cômico, o ator deve ter à disposição um instrumental teórico específico que lhe traduza, por exemplo, o quê significa para a criação de sua personagem 'a rigidez' sobre a qual discorre Bergson ou o fenômeno da 'economia de energia psíquica' analisada por Freud. Creio ser possível fazer uma 'leitura teatral' dos princípios do cômico examinados por estes estudiosos de forma que esta instrumentalize teoricamente o intérprete com um material objetivo e potencialmente eficiente para a resolução da figura cômica. Por sua vez, a leitura teatral objetiva alicerçar o processo criativo da personagem cômica. Da mesma forma que essa leitura teatral ainda está por ser construída através deste projeto, a técnica de interpretação cômica também está para ser elaborada e sistematizada; neste momento, a pesquisa direciona-se para a investigação dos procedimentos a serem efetivados pelo ator na construção da personagem cômica. O objetivo geral do projeto Manual Mínimo do Cômico: um estudo teórico-prático sobre a interpretação cômica é contribuir para a instrumentalização e capa citação do ator na criação de uma personagem que deva dispor, em sua realidade cênica, o elemento cômico. Manual Mínimo do Cômico, portanto, foca e concilia os aspectos técnicos e artísticos do cômico na área teatral, tanto no âmbito teórico quanto no prático. Hoje, ao contrário do que ocorria em 1981, já existe uma bibliografia mais generosa sobre o cômico. Na academia, muitos estudos sobre o tema têm sido produzidos. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em co-edição com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresenta Ivo C. Bender, em seu livro Comédia e Riso, uma poética do teatro cômico, O Professor Mário Fernando Bolognesi, da UNESP, produz Palhaços. Na UNIRIO, Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti), conduz, em parceria com a UFBA e a UFU, com apoio do CNPq, o Projeto Integrado de Pesquisa: Um estudo sobre o cômico: o teatro popular no Brasil entre ritos e festas. São apenas alguns exemplos de pesquisas sobre o cômico que se realizaram no Brasil nesta última década (algumas ainda estão em andamento), atestando o vigor do tema para a cultura brasileira e o relevante papel desempenhado pelas universidades citadas em relação à implantação desses estudos. Para desenvolver o projeto utilizarei várias metodologias. Cada uma delas se destacará em uma determinada fase. Na composição da leitura teatral elegerei o método matricial; a parte prática do projeto acentuará o método experimental e a pesquisa-ação e, finalmente, o método abdutivo operará subjacente e simultaneamente às demais metodologias. Como resultados o projeto prevê a publicação de três ensaios e um livro, a concessão de uma Bolsa de Programa Estágio Docente, dois projetos de Iniciação Científica e dois espetáculos-exercícios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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