Processos cognitivos na interação da percepção e da performance musical
Instrumentação como novidade: análises das obras It's Gonna Rain e 2x5 do composit...
Processo: | 02/01302-6 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2002 |
Data de Término da vigência: | 30 de abril de 2006 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Música |
Pesquisador responsável: | Marcos Branda Lacerda |
Beneficiário: | Marcos Branda Lacerda |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Etnomusicologia Instrumentação (música) Ritmo (música) Comparação transcultural Povos, tribos e culturas Africanos Iorubá |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Africa Ocidental | Etnomusicologia | Musica Fon | Musicologia E Tecnologia | Ritmo Africano | Transcricao Musical |
Resumo
O projeto se desenvolverá em duas etapas: primeiramente consistirá em transcrição e análise de diversas peças de um repertório instrumental específico da etnia Fon do sul do Benim. A relevância deste estudo está também no fato de que a etnia Fon não possui ainda uma representação analítica de sua música condizente com os estudos antropológicos e etnográficos que lhe foram dedicados. Em seguida, o projeto pretende abordar comparativamente este repertório com a música de duas etnias vizinhas: Ewe e Iorubá. Estes estilos musicais já geraram estudos suficientes para uma abordagem generalizante. Como se pode depreender do projeto em anexo, foram dados os primeiros passos para estabelecer uma rotina preparatória ao trabalho de transcrição, baseada no emprego de tecnologia de som. Este estudo poderá ser visto como aporte a compreensão da música brasileira, pois as três etnias participam de nossa formação cultural. (AU)
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