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Peter Howell | University College London - Inglaterra

Processo: 08/09972-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 10 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 20 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cláudia Regina Furquim de Andrade
Beneficiário:Cláudia Regina Furquim de Andrade
Pesquisador visitante: Peter Howell
Instituição do Pesquisador Visitante: University College London (UCL), Inglaterra
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação fonoaudiológica  Fala  Gagueira  Diagnóstico clínico  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnostico | Fala | Fonoaudiologia | fluência

Resumo

A gagueira de desenvolvimento é aquela cujo surgimento se dá na infância, durante a fase de aquisição e desenvolvimento da linguagem, e que se caracteriza como uma desordem crônica. O objetivo desta pesquisa é verificar a relação entre as rupturas em palavras funcionais e de conteúdo na fala espontânea de crianças, adolescentes e adultos com e sem gagueira. Participarão deste estudo 100 indivíduos com idades entre 3 e 40 anos, de ambos os gêneros, divididos em dois grupos. O GI (grupo de pesquisa será sub-divididos em 5 grupos sendo a faixa etária o fator dessa divisão) o GII (grupo de controle seguirá a mesma divisão (etária do grupo de pesquisa). Todos os participantes serão residentes no município de São Paulo e Grande São Paulo. Serão analisadas as amostras de fala espontânea classificando todas palavras em funcionais ou de conteúdo. Os dados levantados representarão uma possível evolução das rupturas de fala, nas faixas etárias iniciais espera-se que essas rupturas sejam predominantemente na classe funcional e com o amadurecimento dos padrões semânticos (ou seja domínio do conteúdo) essas rupturas passam a incidir predominantemente na classe de conteúdo. Os resultados deste estudo serão pioneiros para o Português do Brasil. Esses achados serão comparados com os dados de pesquisa obtidos pela mesma metodologia em falantes do Inglês; do Espanhol e do Alemão. (AU)

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