Busca avançada
Ano de início
Entree

Organização das escolas estaduais de ensino fundamental da D.E. de Penápolis em ciclos: estudos e propostas

Processo: 98/13993-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2000
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Celestino Alves da Silva Junior
Beneficiário:Celestino Alves da Silva Junior
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria Municipal de Educação (Penápolis)
Município: Penápolis
Assunto(s):Administração da educação  Política educacional  Secretaria da educação  Escola de ensino fundamental  Ensino público  Organização escolar  Penápolis (SP) 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_197_152_152.pdf

Resumo

O regime de progressão continuada, envolvendo a organização do ensino em ciclos, foi instituído na rede estadual paulista a partir de 1998. A medida promove, na visão do grupo de pesquisa, uma revolução na gestão de tempos, espaços e ações escolares historicamente construídos e exige a elaboração coletiva de propostas pedagógicas autônomas e plurais centradas numa 'cultura da aprendizagem' e referenciadas na reflexão crítica dos atores sobre suas representações e práticas educativas. O projeto propõe-se no âmbito da unidade de análise (vinte e cinco escolas), dimensionar essa problemática e, também, fundamentar e estimular a formulação de alternativas de intervenção. A equipe executora, constituída por pesquisadores com experiência nas áreas de gestão, política, avaliação, informática e educação á distância e especialistas da D.E., propõe-se a realizar as seguintes atividades: a) análise e discussão do domínio dos novos critérios adotados; b) estudos e reflexões sobre resultados de experiências concretas; c) capacitação dos atores envolvidos na formulação e execução das propostas. Serão adotadas estratégias de educação à distância para manter um processo contínuo de comunicação equipe/escolas. A testagem dos instrumentos e formas de intervenção será realizada em cinco escolas durante o período de elaboração circunstanciada do projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)