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Indicadores de qualidade para os programas de alimentação da Secretaria de Educação do município de Campinas, SP

Processo: 98/14020-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Semíramis Martins Álvares Domene
Beneficiário:Semíramis Martins Álvares Domene
Instituição Sede: Faculdade de Medicina. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição parceira: Prefeitura Municipal de Campinas
Assunto(s):Nutrição em saúde pública  Programas e políticas de nutrição e alimentação  Indicadores de qualidade  Alimentação  Qualidade dos alimentos  Campinas (SP) 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_192_149_149.pdf

Resumo

A municipalização do Programa de Alimentação Escolar - PAE, em Campinas, data de 1984, com o Governo Estadual, e de 1993, com o Federal. No município, com cerca de 1 milhão de habitantes, sua gestão é complexa, devido à abrangência do programa, que atende a cerca de 160 mil educandos. O modelo tradicional de gerenciamento dificulta a implantação de intervenções com batizamento técnico, dado o dispêndio de recursos humanos e materiais com processos burocráticos ainda muito presentes na máquina pública. Em 1997, por decisão do poder executivo, a Prefeitura Municipal de Campinas optou por contratar empresas de refeições para assumir a logística do PAE, ficando a cargo do nível central o planejamento estratégico do mesmo. Desde 1983, o Curso de Nutrição da PUC-Campinas, por meio da disciplina Estágio Supervisionado em Saúde Pública Alimentação Escolar, desenvolve atividades junto à Secretaria de Educação-SE com o objetivo central de otimizar a assistência alimentar ao educando. Campinas apresenta a complexidade epidemiológica observada em outros centros urbanos, com 4% de prevalência de desnutrição energético-proteica•- DEP, ao mesmo tempo em que aumentam os casos de doenças crônicas na fase adulta. A melhoria dos indicadores de desnutrição tem permitido dar atenção às carências nutricionais específicas, como a anemia e a hipovitaminose A, que ao lado da carência de iodo, atingem mais de um terço da população mundial. A dificuldade para o aprendizado, para o trabalho, e o aumento das taxas de morbidade são consequências esperadas que acarretam enorme, custo social, e que vêm sendo combatidas com sucesso por projetos de intervenção alimentar em outros países. Para consolidar a parceria entre a universidade e a prefeitura, este projeto propõe-se a diagnosticar conhecimento e práticas sobre alimentação e nutrição por parte dos técnicos envolvidos com os programas, e elaborar indicadores de qualidade dos mesmos, que se constituirão em instrumentos de avaliação e gestão do programa. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEMÍRAMIS MARTINS ÁLVARES D; JULIÁN ZAPICO T; JOSÉ AUGUSTO DE AGUIAR CARRAZEDO T. FACIAL HEDONIC SCALE ADAPTATION TO MEASURE FOOD PREFERENCES AMONG PRESCHOOL CHILDREN. Rev. chil. nutr., v. 35, n. 1, p. 38-42, . (98/14020-1)