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Internacionalização e disseminação de projetos de pesquisa com E.PRIME: professor Richard Schwartz, pesquisador visitante do exterior

Processo: 12/01567-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 07 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 12 de maio de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cláudia Regina Furquim de Andrade
Beneficiário:Cláudia Regina Furquim de Andrade
Pesquisador visitante: Richard G. Schwartz
Instituição do Pesquisador Visitante: City University of New York, New York (CUNY), Estados Unidos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem  Gagueira  Memória (psicologia)  Síndrome de Down  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Distúrbio Específico de Linguagem | E Prime | gagueira | memória | Métodos | Sindrome de Down | Linguagem

Resumo

O Professor Richard Schwartz, desde o ano de 2000, vem colaborando com o desenvolvimento da área de estudos e pesquisas sobre a linguagem infantil junto aos professores de Fonoaudiologia da FMUSP. A partir de 2005 o professor tem recebido alunos de graduação e pós-graduação estrito senso em seu laboratório na City University of New York (CUNY). Em 2007 foi consolidado, informalmente, um projeto de pesquisa envolvendo os nossos laboratórios. Em 2009 o projeto E.PRIME foi iniciado. A primeira pesquisa implantada foi o doutorado da aluna Talita Fortunato-Tavares ("Designação sintática estrutural em crianças com Distúrbio Específico de Linguagem, Autismo e Síndrome de Down", bolsa CAPES DS) e, em sequência, foi aprovado o Auxílio à Pesquisa CNPQ ("Acesso e categorização lexical na gagueira: tempo de reação. Edital Universal 470458/2009-7). Ambos os estudos foram extremamente bem sucedidos. Parte do doutorado foi aceito no periódico de maior relevância e impacto da Fonoaudiologia mundial (Journal of Speech, Language and Hearing Reserach) no qual nenhum estudo brasileiro havia sido aceito. A pesquisa do CNPq foi concluída no final de 2011 e o artigo foi submetido ao periódico de impacto na área. Durante esse período de colaboração, foram realizadas várias viagens de intercâmbio, com fomento, que permitiram a consolidação desse grupo internacional de pesquisa. Dado que houve satisfatória produtividade e integração entre os grupos, segue a proposição de nova etapa do planejamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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