Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de índices biológicos no biomonitoramento de ambientes aquáticos continentais: riachos de corredeira

Processo: 98/14186-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1999
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2000
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Gisela Yuka Shimizu
Beneficiário:Gisela Yuka Shimizu
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB)
Assunto(s):Ecologia de ecossistemas  Ecossistemas aquáticos  Desenvolvimento sustentável  Serras  Água  Qualidade da água  Comunidades marinhas  Degradação ambiental  Bacia hidrográfica 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_170_137_137.pdf

Resumo

Este projeto será desenvolvido na região de Atibaia com o intuito de validar metodologias que utilizam índices biológicos para uma avaliação da qualidade da água, que considere a integridade do ecossistema para proteção da vida aquática. A região de estudo foi escolhida devido a suas características físicas e ao fato da SMA estar desenvolvendo o Plano de Desenvolvimento Sustentável 'Entre serras e águas' para a área de influência da duplicação da rodovia Fernão Dias, orientado peja Agenda 21. Serão abordados diferentes aspectos de qualidade ambiental, com o emprego das comunidades bentônica de peixes, perifítica e vegetação ripária, como indicadores do estado de conservação do ecossistema. Deverá ser definido um gradiente de degradação na bacia do rio Atibaia, onde serão alocados oito pontos de coleta. As amostragens serão trimestrais ao longo de um período de um ano. A CETESB, em conjunto com a universidade, irá participar dos trabalhos de campo, coleta, análise do material biológico e no estabelecimento dos índices. As análises de qualidade das águas (parâmetros físicos e químicos) serão desenvolvidas em sua maioria pela CETESB, sendo, quando necessário, terceirizadas. Serão geradas informações de grande utilidade para a CETESB e a SMA, que já vêm trabalhando na modificação dos índices de qualidade das águas do estado de São Paulo, conforme resolução SMA-65 de 13/8/98. Além disso, tais informações poderão subsidiar as propostas de ação do projeto 'Entre serras e águas'. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)