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Desenvolvimento de modelo gestão do risco da imagem institucional

Processo: 12/06621-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Brasil
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 20 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Mitsuru Higuchi Yanaze
Beneficiário:Mitsuru Higuchi Yanaze
Pesquisador visitante: Claudio Guimaraes Cardoso
Instituição do Pesquisador Visitante: Universidade Federal da Bahia (UFBA). Faculdade de Comunicação (Facom), Brasil
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comunicação organizacional | Gestão de marcas | Gestão de Risco | Imagem Institucional | Mensuração e Métricas | Relações Públicas e Propaganda | Gestão de Marcas e Imagem Institucional

Resumo

A presente proposta de visita objetiva desenvolver um modelo de análise de risco da imagem institucional. Para tanto, serão analisados e validados indicadores de qualidade da exposição da imagem institucional na mídia e no mercado, visando a consolidar as correlações destes indicadores com o modelo de análise de risco ora em desenvolvimento. Tal modelo deverá ser capaz, ao final da pesquisa, de expressar um valor resultante da marca, tendo sido alimentado por uma análise de conteúdos da imprensa - notícias em jornais, revistas, blogs, webnews, rádio e TV, - e das redes sociais - twitter e facebook. O conjunto formado pelos indicadores de exposição, seus pesos e ponderações, e pelos critérios de análise dos conteúdos, deverão resultar em um sistema capaz de gerenciar ambientes e fatores de risco de exposição da imagem institucional. Esta investigação integra, com alta aderência, a pesquisa já em andamento no CEACOM que trata de desenvolver uma "metodologia de avaliação e mensuração do valor da marca (tangível e intangível) a partir da contribuição da comunicação na formação dos patrimônios financeiros, sociais e de mercado". O nosso estudo pretende, especificamente, lançar luz sobre o antigo desafio de estabelecer critérios consistentes de atribuição do valor de marcas, e ainda criar uma metodologia de gestão de risco da imagem com ampla aceitação em organizações brasileiras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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