Busca avançada
Ano de início
Entree

Trabalho do professor e formação

Processo: 12/07247-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 17 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 23 de junho de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Sandra Madureira
Beneficiário:Sandra Madureira
Pesquisador visitante: Yves Clot
Instituição do Pesquisador Visitante: Conservatoire National des Arts et Métiers (Cnam), França
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise textual | formação de professores | Formação profissional | trabalho educacional | Linguagem e Trabalho

Resumo

A visita do Prof. Dr. Yves Clot ao LAEL - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em colaboração com outras entidades brasileiras, especialmente a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, tem como aprofundar as discussões a partir das pesquisas brasileiras voltados para a análise do trabalho do professor para que sejam tematizados e postos em debate os princípios teóricos desenvolvidos pela equipe da psicologia do trabalho do CNAM, assim como, a grade de análise dos textos produzidos em situação de trabalho realizados pelo grupo do LAEL da PUC/SP e pelos grupos liderados pelos professores parceiros deste debate. O plano de trabalho a ser desenvolvido em uma semana, no período compreendido entre 17 de junho a 23 de junho de 2012, está voltado prioritariamente para a discussão e troca de pesquisas e como tal, implica a exposição/ discussão de projetos de pesquisadores seniores e juniores, encontro de grupos de pesquisa, realização de uma conferência para a troca de resultados de trabalho científico voltados para a análise do trabalho docente. Acreditamos, ainda, que o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos de coleta e análise das experiências profissionais, sua teorização do ponto de vista das Ciências da Linguagem e do ponto de vista da Psicologia, possa abrir portas para futuras pesquisas voltadas para o desenvolvimento de subsídios práticos para a formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)