Busca avançada
Ano de início
Entree

Medidas de temperatura e vento na alta atmosfera e ionosfera na região amazônica brasileira utilizando técnicas óticas

Processo: 11/51661-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Alexandre Alvares Pimenta
Beneficiário:Alexandre Alvares Pimenta
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Vento solar  Magnetosfera  Ionosfera 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bolhas De Plasma | Imageador All Sky | Ionosfera | Luminescencia Atmosferica | Magnetosfera | Vento Solar
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/science_of_the_amazon_12_30_31.pdf

Resumo

As pesquisas a serem desenvolvidas visam o estudo da alta atmosfera e ionosfera terrestre na região amazônica Brasileira. Tais pesquisas envolvem medidas de temperatura e vento na mesosfera e termosfera utilizando técnicas de medidas tais como radar de laser e interferômetro do tipo Fabry-Perot. Tais equipamentos serão instalados na reserva biológica do Cuireiras (ZF-2) na região Amazônica. Tal reserva pertence ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). O sítio de observação (ZF-2) é um local estratégico para o estudo de fenômenos na alta atmosfera/ionosfera tropical. Através desse sítio será possível estudarmos o acoplamento da atmosfera neutra e ionizada na região Amazônia. Alguns dos fenômenos que estamos estudando, tais como bolhas de plasma, "Brightness waves" e TID's influenciam fortemente as atividades e os sistemas de aplicações espaciais, causando interferências significativas e até mesmo interrupções nos sistemas trans-ionosféricos de telecomunicações. No setor brasileiro, tais efeitos são particularmente mais intensos devido à declinação geomagnética elevada, a anomalia equatorial e à presença da Anomalia Magnética do Atlântico Sul. O radar de laser (portátil) que será instalado na ZF-2 precisa de melhorias técnicas. Tais melhorias envolvem a compra de novos semeadores para o laser. Com esses novos semeadores poderemos medir a temperatura e o vento na mesosfera. Atualmente o radar de laser mede apenas a densidade do sódio mesosférico. Estamos solicitando também recursos para a compra de um interferômetro do tipo Fabry-Perot para medidas de temperatura e vento na termosfera (entre 220 km e 300 km). O Brasil atualmente não possui equipamentos para medidas de temperatura e vento na alta atmosfera na região amazônica. Os equipamentos solicitados em conjunto com outros equipamentos que já temos disponíveis (imageador all-sky, GPS, riometro e digisonda) irão ajudar de forma significativa as pesquisas da alta atmosfera na região amazônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEFANELLO, M. B.; MUELLA, M. T. A. H.; AMORIM, D. C. M.; MACHADO, C. S.; BAGESTON, J. V.; PIMENTA, A. A.; MARTINIS, C.; SULLIVAN, C.; BITTENCOURT, J. A.; SCHUCH, N. J.. OI 630.0 nm all-sky image observations of medium-scale traveling ionospheric disturbances at geomagnetic conjugate points. JOURNAL OF ATMOSPHERIC AND SOLAR-TERRESTRIAL PHYSICS, v. 128, p. 58-69, . (11/51661-1)