O ator-performer: liminalidades, aporias e filosofia da prática
Persona performática: alteridade e experiência na obra de Renato Cohen
Do corpo à imagem: presença mediada no audiovisual contemporâneo
Processo: | 12/50422-6 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2012 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2013 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Matteo Bonfitto Júnior |
Beneficiário: | Matteo Bonfitto Júnior |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Performance (arte) Identidade Alteridade Experiências Atores Livros Publicações de divulgação científica |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Alteridade | Ator | Experiencia | Identidade | Intercionalidade | Performer |
Resumo
Nessa pesquisa busquei problematizar a partir de vários aspectos narrativa, personagem, graus de ficcionalização, “mimesis”, presença, intencionalidade algumas tensões existentes entre o trabalho do ator e o trabalho do performer. Essas elaborações estão relacionadas com duas pesquisas de pós-doutorado desenvolvidas respectivamente em Nova lorque, sob a orientação do prof. Marvin Carlson e em Berlim, sob a orientação da profª. Erika Fischer-Lichte. Em ambos os casos a relação entre experiência e elaboração se manteve como eixo constante de análise. Tal fato adquire uma importância fundamental nesse caso na medida em que determina modos específicos de abordagem, que confluem para a produção de uma teoria da prática. As duas experiências mencionadas acima se deram por meio do apoio da FAPESP. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |