Busca avançada
Ano de início
Entree

Representações do outro: estudo com imagens em livros didáticos

Processo: 12/12174-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
Beneficiário:Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Maria Ogécia Drigo
Assunto(s):Educação  Livro didático  Alteridade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alteridade | comunicação visual | Educação | livro didático | representação visual | Educação

Resumo

O contexto da pesquisa vem de interseções entre Comunicação e Educação. Do lado da comunicação, enfatizamos a presença das imagens enquanto representações visuais, compondo as mais diferenciadas linguagens. As imagens invadem o contemporâneo até de modo anárquico e, pela natureza ecológica de sua construção, estabelecem correspondências sociais e naturais, o que favorece interações. Essas interações podem ser percebidas também no ambiente educacional e nos mais diversos meios, inclusive nos livros didáticos. Assim, a interface com a Educação se faz. Com o objetivo de propor uma metodologia interpretativa para imagens, enquanto representação visual e manifestações concretas da cultura valemo-nos de Maffesoli (1995, 2005, 2006), Hall (2005), Arendt (2005) e Durand (2004) para caracterizar o contexto contemporâneo; de Todorov (1993, 1999), Kristeva (1994) e Said (2007) para tratar da questão da alteridade, bem como da análise semiótica - semiótica peirciana - de imagens selecionadas, com Peirce (CP. 1931-58), Santaella (2001, 2002) e Dondis (2007). A amostra estratificada toma 20% do total de livros (20 livros) entre os resenhados nos Guias de Livros Didáticos - PNDL 2011 - para as séries finais do Ensino Fundamental das disciplinas escolares: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, História, Geografia e Língua Estrangeira. A relevância dessa pesquisa se traduz pela preocupação com a construção de ambientes de co-existência - ambientes que propiciem a vivência com o outro, ou com o diferente, o estranho, o estrangeiro -, a partir de instituições escolares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)