Busca avançada
Ano de início
Entree

Indução de variabilidade genética em Brachiaria brizantha para características agronômicas por meio de mutagênese induzida por EMS (etilmetanosulfonato)

Processo: 12/14241-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Nelson Barbosa Machado Neto
Beneficiário:Nelson Barbosa Machado Neto
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Ceci Castilho Custódio ; Luiz Gonzaga Esteves Vieira
Assunto(s):Melhoramento genético vegetal  Plantas forrageiras  Mutação  Variação genética em plantas  Brachiaria 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Forrageira | melhoramento | mutação | Variabilidade | Melhoramento de Plantas

Resumo

A produção de carne e leite, no Brasil, hoje, é feita em aproximadamente 172 milhões de ha, com uma grande porcentagem destas em pastagens cultivadas por gramíneas do gênero Brachiaria. No Brasil, este gênero é amplamente utilizado como forrageira tropical por sua adaptação a diferentes condições edafo-climáticas, sendo a espécie apomítica B. brizantha a mais utilizada. Apesar da importância dessa forrageira, ainda há poucos cultivares disponíveis no mercado, resultando em extensas áreas cultivadas com poucos genótipos com expressão comercial. Por possuírem modo de reprodução apomítico estas plantas são clones, caracterizando monoculturas e implicando em grande risco econômico e ambiental. A principal estratégia dos programas de melhoramento de Brachiaria utiliza germoplasma derivado de B. ruziziensis e acessos diplóides sexuais de B. brizantha. No entanto, a possibilidade de obtenção de híbridos com características agronômicas dos cultivares-elite já amplamente adaptados nas condições brasileiras não é alta considerando-se a barreira imposta pela apomixia e a dependência da ocorrência e identificação de um raro evento heterótico. Portanto, a utilização de meios alternativos para a obtenção de germoplasma melhorado de B. brizantha visando identificar fontes de variação para o melhoramento genético é fundamental. Assim, este trabalho tem como proposta estabelecer um programa de melhoramento de B. brizantha por mutações induzidas usando o agente mutagênico EMS para constituir um banco de mutantes devidamente fenotipados para estudos genéticos e de biologia molecular e, principalmente, para a obtenção de novos cultivares em um lapso de tempo relativamente mais curto em comparação com o requerido em programas de melhoramento convencional desta forrageira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)