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Otimização de riscos: desenvolvimento e aplicações

Processo: 12/21357-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:André Teófilo Beck
Beneficiário:André Teófilo Beck
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Felipe Alexander Vargas Bazán ; Jesús Daniel Villalba Morales ; Wellison José de Santana Gomes
Assunto(s):Segurança estrutural  Estruturas metálicas  Túneis  Gestão de riscos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Confiabilidade Estrutural | Estruturas metálicas | Gestão de riscos | Otimização Estrutural | transporte duto-viário | Túneis | Segurança das Estruturas

Resumo

A principal tarefa do engenheiro de estruturas é desafiar as forças da natureza, de maneira a projetar estruturas que não falhem. Paradoxalmente, para que estruturas não falhem, é necessário considerar todos os possíveis modos de falha da mesma. Esta realidade não é diferente quando se trata da otimização estrutural. Portanto, na otimização estrutural sob incertezas é necessário considerar-se todos os respectivos custos esperados de falha. No projeto de estruturas, os objetivos de segurança e economia são aparentemente conflitantes. No entanto, quando os custos esperados de falha são considerados, percebe-se que há que se investir em segurança para não pagar pelas consequências de falha. No projeto de estruturas, o ponto ótimo de compromisso entre segurança e economia pode ser encontrado através da chamada otimização de riscos, cuja função objetivo inclui todos os custos sobre o ciclo de vida da mesma: construção, operação, inspeção, manutenção, descarte, e os custos esperados de falha. Estes últimos servem como um lembrete não-descartável dos modos de falha contra os quais a estrutura deve ser projetada. No escopo da otimização de riscos, o presente projeto de pesquisa engloba seis linhas de ação: a. Estratégias para redução do custo computacional na otimização de risco; b. Utilização de meta-modelos para aproximar a função objetivo em otimização de risco; c. Otimização topológica considerando consequências de falha; d. Otimização de riscos aplicada ao transporte duto-viário; e. Dimensionamento ótimo baseado em risco de pórticos de aço com ligações semi-rígidas; f. Gestão de riscos em túneis escavados em rocha. As linhas a. e b. acima são linhas de desenvolvimento teórico. A linha c. é conceitual, e ajudará a entender o efeito de consequências de falha na otimização estrutural. As linhas d. a f. envolvem aplicações da otimização de risco a problemas práticos de engenharia de estruturas. Todas as linhas apresentam desafios tecnológicos a ser superados. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAPA-GARCIA, GIAN F.; BECK, ANDRE T.; CELESTINO, TARCISIO B.. Reliability analyses of underground openings with the point estimate method. TUNNELLING AND UNDERGROUND SPACE TECHNOLOGY, v. 64, p. 154-163, . (12/21357-1)
BECK, ANDRE T.; GOMES, WELLISON J. S.; LOPEZ, RAFAEL H.; MIGUEL, LEANDRO F. F.. A comparison between robust and risk-based optimization under uncertainty. STRUCTURAL AND MULTIDISCIPLINARY OPTIMIZATION, v. 52, n. 3, p. 479-492, . (12/21357-1)
NAPA-GARCIA, G. F.; SANTOS, R. A.; BECK, A. T.; CELESTINO, T. B.. Improvement of analytical factor of safety estimation of falling failure mode in roof wedge stability. INTERNATIONAL JOURNAL OF ROCK MECHANICS AND MINING SCIENCES, v. 103, p. 7-pg., . (12/21357-1)