Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle integrado da dengue utilizando geoprocessamento

Processo: 01/13133-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Virgília Luna Castor de Lima
Beneficiário:Virgília Luna Castor de Lima
Instituição Sede: Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Prefeitura Municipal de Campinas
Município: Campinas
Assunto(s):Saneamento ambiental  Epidemiologia  Controle de doenças não transmissíveis  Dengue  Geoprocessamento  Campinas (SP) 

Resumo

O controle da dengue é complexo, pois depende de atividades programáticas de combate químico e mecânico realizado por órgãos governamentais, de investimentos substanciais de saneamento ambiental e da participação das comunidades através de mudanças comportamentais. A implementação destas medidas tem representado um desafio. Nesse contexto, novos instrumentos de abordagem da epidemiologia e controle da doença estão sendo buscados. As atividades de controle químico e mecânico nas áreas com transmissão ou com risco de transmissão são planejadas, executadas e analisadas com a utilização de mapas. Atualmente isto implica em mapas com alfinetes coloridos dependurados nas paredes e mapas fotocopiados que são utilizados pelas equipes de campo. Além disso, é grande a dificuldade para registrar as informações, como datas em que foi realizado o controle em determinada área, número de casos notificados ou mesmo, a ocorrência de transmissão anterior na área em questão. Em projeto de pesquisa anterior, financiado pela OPAS através do Ministério da Saúde, a equipe que agora apresenta este projeto, através da utilização de geoprocessamento para analisar inquérito soroepidemiológico, fez uma avaliação das potencialidades e dificuldades apresentadas pelo método e apresentou propostas para a utilização do mesmo nas atividades de controle da dengue. O geoprocessamento é um sistema que integra as análises habituais com a possibilidade de visualização e análise gráfica oferecidas por mapas. Por meio dele os casos de dengue podem ser localizados, a área em torno do caso pode ser delimitada com o raio desejado, facilitando o trabalho de campo. Pode-se também associar a estes casos suas informações epidemiológicas além de outras, tais como, sociais e ambientais capazes de influenciar a expansão da doença. Por estas características trata-se de ferramenta valiosa a ser testada no controle desta endemia. O objetivo deste projeto é avaliar a utilização do geoprocessamento no controle da dengue no município de Campinas, SP. Se a experiência se mostrar proveitosa e viável pretende-se estende-la para outros municípios do estado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)