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Acessibilidade e mobilidade dos moradores da zona rural do município de São Carlos

Processo: 03/06386-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Suely da Penha Sanches
Beneficiário:Suely da Penha Sanches
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição parceira: Prefeitura Municipal de São Carlos
Município: São Carlos
Assunto(s):Zona rural  Transporte público  População rural  Qualidade de vida  São Carlos (SP) 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_114_100_100.pdf

Resumo

A equipe da Universidade Federal de São Carlos vem trabalhando em conjunto com a prefeitura municipal, desde o ano 2001, na definição de rotas para o transporte de alunos da zona rural. A partir dessa experiência, evidenciou-se a necessidade de uma análise mais ampla da questão do transporte, considerando todos os moradores da zona rural. A dispersão das propriedades rurais, as condições da infraestrutura viária existente (em geral estradas vicinais com manutenção deficiente) e os modos de transporte disponíveis fazem com que muitos moradores da zona rural não disponham de transporte adequado para terem acesso aos serviços disponíveis na zona urbana. Assim sendo, há necessidade de que se encontrem alternativas para melhorar a acessibilidade e mobilidade desse contingente populacional como uma forma melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. Em resumo, as atividades a serem desenvolvidas no projeto são as seguintes: a) definição de um indicador de acessibilidade dos moradores da zona rural, considerando a eficiência e a qualidade da rede viária e dos modos de transporte disponíveis; b) definição de uma metodologia para coleta de dados sobre a demanda de transporte na zona rural; c) mapeamento dos níveis de acessibilidade e demanda de transporte das diversas regiões do município, utilizando um sistema de informações geográficas; d) identificação das regiões com acessibilidade deficiente; e) proposta de alternativas para melhoria das condições de acesso a zona urbana. Nesta primeira fase, as atividades descritas serão desenvolvidas em uma área piloto. Em uma segunda fase, pretende-se ampliar a aplicação do instrumento para toda a área rural do município de São Carlos. Embora o objeto de estudo deste projeto seja o município de São Carlos, os desenvolvimentos teóricos e metodológicos resultantes da pesquisa poderão ser úteis para outras municipalidades, principalmente aquelas que têm uma grande parcela da população residente na zona rural. (AU)

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