Busca avançada
Ano de início
Entree

A perspectiva do consumidor frente ao comportamento ético empresarial

Processo: 00/09558-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Andre Torres Urdan
Beneficiário:Andre Torres Urdan
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Consumidor  Ética  Serviço de atendimento ao consumidor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Empresarial | Consumerismo | Etica | Modelage Estrutural | Perspectiva

Resumo

Afinal, na Brasil a preocupação com ética empresarial realmente ajuda no mercado, junto aos consumidores? Tendo-se por base uma série de artigos jornalísticos, a resposta parece ser sim. Todavia, nenhum resultado empírico acadêmico produzido no Brasil foi encontrado contemplando tal indagação. Assim sendo, pretende-se contribuir com a superação dessa lacuna de conhecimento através de uma pesquisa teórico-empírica. Após uma revisão bibliográfica abrangente, na parte empírica o propósito será medir os construtos Importância Atribuída pelo Consumidor ao Comportamento Ético das Empresas, bem como testar a existência de uma relação causal entre eles. Os dados serão obtidos de uma amostra de consumidores de cinco capitais, tendo-se uma capital de cada uma das cinco regiões brasileiras, escolhidas mediante sorteio aleatório. Utilizar-se-á da técnica de modelagem de equações estruturais para analisar a existência do vínculo causal aduzido. Ao final, as principais limitações e conclusões desta pesquisa serão expostas e discutidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)