Busca avançada
Ano de início
Entree

OpenDesign: técnicas e artefatos para o design socialmente consciente de sistemas computacionais

Processo: 15/24300-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2017 - 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Convênio/Acordo: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Beneficiário:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesq. associados: Alessandro Arpetti ; Amanda Meincke Melo ; Heiko Horst Hornung ; Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto ; Julián Esteban Gutiérrez Posada ; Julio Cesar dos Reis ; Lara Schibelsky Godoy Piccolo ; Leonardo Cunha de Miranda ; Roberto Pereira ; Roberto Romani ; Rodrigo Bonacin
Bolsa(s) vinculada(s):18/25972-9 - Implementação do core da plataforma OpenDesign, BP.TT
Assunto(s):Métodos ágeis 

Resumo

Nos últimos anos, têm se tornado mais evidentes os impactos indesejados que sistemas computacionais têm desencadeado em questões econômicas, éticas, políticas, e na vida em sociedade. Argumentamos que tais problemas em geral decorrem de uma visão de desenvolvimento de software que não privilegia o mundo social no qual as soluções são utilizadas. Subscrevemos uma visão sistêmica para o design de sistemas interativos, que considere a solução técnica como parte de um sistema social mais complexo no qual as pessoas vivem e interagem, e no qual a sociedade desenvolve seus padrões de comportamento, valores, normas sociais, legais, etc. O desenvolvimento de software nas organizações tem sido guiado por métodos e processos desde os tradicionais e estruturados, até os mais recentemente populares métodos ágeis e enxutos (lean). Por outro lado, comunidades de desenvolvimento open source têm criado produtos de software de qualidade, fazendo-os emergir de sua prática. O fenômeno do desenvolvimento distribuído de código aberto tem atraído a atenção da comunidade de pesquisa para formas como as comunidades open source se articulam. Não é de nosso conhecimento o mesmo esforço comunitário no design do sistema interativo como um todo, isto é, nas atividades que precedem o desenvolvimento de código propriamente dito, iniciando pela clarificação do problema de design e proposição de soluções. É para esta frente que propomos este Projeto, que estamos denominando OpenDesign. Objetivamos caracteriza-lo, formalizar um processo de design e desenvolvimento nessa perspectiva, e desenvolver uma plataforma de apoio ao seu uso. Esperamos estender o estado da arte no tema e viabilizar a prática acadêmica e profissional no design 'aberto' de sistemas interativos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICTORELLI, ELIANE ZAMBON; DOS REIS, JULIO CESAR; HORNUNG, HEIKO; PRADO, ALYSSON BOLOGNESI. Understanding human-data interaction: Literature review and recommendations for design. INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMAN-COMPUTER STUDIES, v. 134, p. 13-32, FEB 2020. Citações Web of Science: 1.
BUCHDID, SAMUEL B.; PEREIRA, ROBERTO; BARANAUSKAS, M. CECILIA C. Pro-IDTV: A sociotechnical process model for designing IDTV applications. JOURNAL OF SYSTEMS AND SOFTWARE, v. 154, p. 234-254, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.