Busca avançada
Ano de início
Entree

Normas no design socialmente consciente de sistemas computacionais: artefatos, métodos e ferramentas

Processo: 13/02821-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 16 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Beneficiário:Roberto Pereira
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/01382-7 - Normas e valores em design: teorias, artefatos e métodos, BE.EP.PD
Assunto(s):Design   Interação homem-máquina   Semiótica   Apropriação tecnológica

Resumo

Toda tecnologia desencadeia impactos (positivos e/ou negativos) no ambiente em que ela é inserida e nas pessoas que vivem nesse ambiente - ainda que estas não a utilizem diretamente. Sistemas interativos são uma realidade na vida das pessoas, sendo utilizados por meio de diferentes dispositivos, para diferentes propósitos, em contextos distintos, com consequências imprevisíveis e de longo alcance. Diferentes trabalhos e iniciativas realizadas para identificar, discutir e inspirar os rumos da pesquisa em Interação Humano-Computador (IHC) para os próximos anos têm apontado para um novo momento na área de IHC que requer que suas teorias, práticas e métodos sejam repensados para considerar explicitamente aspectos que são difíceis de serem mensurados e identificados, como valores, cultura, aspectos emocionais e afetivos, etc. Entretanto, embora reconhecidos como questões importantes no design de soluções para uma sociedade mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, esses aspectos têm sido tradicionalmente deixados às margens das abordagens de construção de tecnologias e normalmente não são abordados nos currículos de Ciência da Computação e Tecnologia da Informação. Este projeto de pesquisa está situado no contexto desse novo momento da área de IHC e visa investigar o potencial de Normas na formalização de aspectos relacionados a valores e cultura no design e apropriação de tecnologias. Entender como esses aspectos podem ser efetivamente considerados, representados e refletidos no design de soluções computacionais envolve também a proposição de artefatos, métodos e ferramentas para apoiar o processo de design, assim como a sua experimentação e análise em contextos práticos de design. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, ROBERTO; CALANI BARANAUSKAS, MARIA CECILIA. A value-oriented and culturally informed approach to the design of interactive systems. INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMAN-COMPUTER STUDIES, v. 80, p. 66-82, AUG 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.