Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas sócio-enativos: investigando novas dimensões no design da interação mediada por tecnologias de informação e comunicação

Processo: 15/16528-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Beneficiário:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores principais:
( Últimos )
José Armando Valente
Pesquisadores principais:
( Antigos )
Maria Teresa Eglér Mantoan
Pesquisadores associados: André Luiz Correia Gonçalves de Oliveira ; DIANA MARIA GALLICCHIO DOMINGUES ; Ricardo Edgard Caceffo ; Vanessa Regina Margareth Lima Maike
Auxílio(s) vinculado(s):17/10759-5 - The 26th IEEE International Conference on Enabling Technologies: Infrastructure for Collaborative Enterprises, AR.EXT
Bolsa(s) vinculada(s):20/03503-7 - Desenvolvimento de infraestrutura computacional para museu de artes interativo, BP.TT
20/04242-2 - Avaliação de sistemas sócio-enativos, BP.PD
19/12225-3 - Acessibilidade em sistemas sócio-enativos, BP.PD
+ mais bolsas vinculadas 17/23023-7 - Leitura colaborativa no ambiente físico-virtual: construção teórica e implementação de uma proposta de sistema socioenativo, BP.IC
17/06762-0 - Arte Factus: estudo e design socialmente consciente de artefatos digitais sócioenativos, BP.DR
17/07145-5 - Desenvolvimento de artefatos tangíveis para design participativo para todos, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Interação homem-máquina  Web social  Web pragmática  Frameworks  Semiótica  Design de interação  Interfaces tangíveis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Interação Humano-Computador | Interfaces Tangíveis e Naturais | Semiotica Organizacional | Sistemas Sócio-Enativos | Valores e Cultura | Web Social | Interface e Interação Humano-Computador

Resumo

A presença de novas tecnologias e de novas modalidades de interação (interfaces tangíveis, vestíveis e naturais), somada à ubiquidade da computação e das redes sociais, apresentam desafios que demandam a consideração de novos fatores (emocionais, físicos e culturais) no design de sistemas computacionais constituídos por processos humanos e tecnológicos, vinculados dinamicamente (sistemas sócio-enativos). Tais sistemas representam um cenário complexo para o qual ainda não se tem bases teóricas e metodológicas (e nem experiências práticas) adequadas para seu design. As maneiras como as pessoas irão interagir em ambientes sócio-enativos não é fácil de explicar e de predizer em tempo de design. Consequentemente, a essência de como desenvolver sistemas dessa natureza requer o tratamento de aspectos tecnológicos nos quais a consideração da dinâmica social é potencializada por conceitos como Acesso Universal e Participativo, Computação Afetiva, Ubíqua, Valores e Pragmática. Este projeto objetiva construir um framework conceitual a partir da experimentação com diferentes cenários, que instrumentalize aqueles envolvidos com o design e desenvolvimento de tais sistemas a produzirem soluções tecnológicas que efetivamente levem em conta o contexto cultural dos que dele participam, incluindo suas diferenças, necessidades, preferências, habilidades e valores. Este framework articulará o uso de novas tecnologias de interfaces tangíveis, vestíveis e naturais com o conceito de web pragmática para o design socialmente responsável em diferentes contextos. O conhecimento produzido com o projeto tem o potencial de influenciar o modo como sistemas interativos são entendidos e projetados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (24)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDEZ MENDOZA, YUSSELI LIZETH; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; DESANTANA, VF; KRONBAUER, A; FERREIRA, JJ; VIEIRA, V; GUIMARAES, RL; SANTOS, CAS. TangiTime: Designing a (Socio)enactive Experience for Deep Time in an Educational Exhibit. PROCEEDINGS OF THE 18TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS (IHC 2019), v. N/A, p. 11-pg., . (15/16528-0)
TAYPE ESPINOZA, GEOVANNA EVELYN; CALANI BARANAUSKAS, MARIA CECILIA; KEMCZINSKI, A; SANTOS, CQ; TREVISAN, DG; GASPARINI, I; ZAINA, L; PEREIRA, M; MOTA, M; VILLELA, MLB; et al. Motivation, Persuasion and Healthy Eating: a Case Study on a Socially-Aware Persuasive System Design. IHC 2020: PROCEEDINGS OF THE 19TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, v. N/A, p. 10-pg., . (15/16528-0)
VALENTE, JOSE ARMANDO; CACEFFO, RICARDO; BONACIN, RODRIGO; DOS REIS, JULIO CESAR; GONCALVES, DIEGO ADDAN; BARANAUSKAS, MARIA CECILIA CALANI. Embodied-based environment for kindergarten children: Revisiting constructionist ideas. BRITISH JOURNAL OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY, v. 52, n. 3, p. 986-1003, . (15/24300-9, 18/06416-8, 14/07502-4, 15/16528-0)
MARGARETH LIMA MAIKE, VANESSA REGINA; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; SCHMORROW, DD; FIDOPIASTIS, CM. An Enactive Perspective on Emotion: A Case Study on Monitoring Brainwaves. AUGMENTED COGNITION, AC 2019, v. 11580, p. 18-pg., . (15/24300-9, 15/16528-0)
DUARTE, EMANUEL FELIPE; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.. Experience-Based Constructionism as a Basis for HCI Education: A Case Study. INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION, v. N/A, p. 21-pg., . (15/16528-0, 20/04242-2)
MENDEZ MENDOZA, YUSSELI LIZETH; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; AGREDO-DELGADO, V; RUIZ, PH; VILLALBA-CONDORI, KO. Evaluating the Socioenactive Experience with a Tangible Tabletop Installation: A Case Study. HUMAN-COMPUTER INTERACTION, HCI-COLLAB 2020, v. 1334, p. 10-pg., . (20/03503-7, 15/16528-0)
DE OLIVEIRA GAIA PIMENTA, JOSIANE ROSA; DUARTE, EMANUEL FELIPE; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; MEDEIROS, CLAUDIA BAUZER. UbiAccess: an Instrument to Assess System Access in Ubiquitous Scenarios. INTERACTING WITH COMPUTERS, v. N/A, p. 14-pg., . (15/16528-0, 13/08293-7)
NICASTRO, FLAVIO; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; TORRES, RICARDO DA S.; MCLAREN, B; REILLY, R; ZVACEK, S; UHOMOIBHI, J. A Methodology to Conduct Computational Thinking Activities in Children's Educational Context. CSEDU: PROCEEDINGS OF THE 10TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER SUPPORTED EDUCATION - VOL 2, v. N/A, p. 8-pg., . (15/16528-0)
DOS REIS, JULIO CESAR; LOMBELLO, LUMA OLIVEIRA; BONACIN, RODRIGO; IEEE. Soft Ontologies as Fuzzy RDF Statements. 2019 IEEE 28TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENABLING TECHNOLOGIES: INFRASTRUCTURE FOR COLLABORATIVE ENTERPRISES (WETICE), v. N/A, p. 6-pg., . (17/02325-5, 15/16528-0, 18/06416-8)
DUARTE, EMANUEL FELIPE; GONCALVES, FABRICIO MATHEUS; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; MCKAY, D; WAYCOTT, J; MORRISON, A; CHOI, JHJ; LUGMAYR, A; BILLINGHURST, M; KELLY, R; et al. InstInt: Enacting a Small-scale Interactive Installation Through Co-design. PROCEEDINGS OF THE 30TH AUSTRALIAN COMPUTER-HUMAN INTERACTION CONFERENCE (OZCHI 2018), v. N/A, p. 11-pg., . (15/24300-9, 15/16528-0, 17/06762-0)
DUARTE, EMANUEL FELIPE; MENDOZA, YUSSELI LIZETH MENDEZ; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; ACM. InsTime: A Case Study on the Co-design of Interactive Installations on Deep Time. PROCEEDINGS OF THE 2020 ACM DESIGNING INTERACTIVE SYSTEMS CONFERENCE (DIS 2020), v. N/A, p. 12-pg., . (15/24300-9, 15/16528-0, 17/06762-0)
BUCHDID, SAMUEL B.; PEREIRA, ROBERTO; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.. Pro-IDTV: A sociotechnical process model for designing IDTV applications. JOURNAL OF SYSTEMS AND SOFTWARE, v. 154, p. 234-254, . (15/24300-9, 15/16528-0)
CARBAJAL, MARLENY LUQUE; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; DESANTANA, VF; KRONBAUER, A; FERREIRA, JJ; VIEIRA, V; GUIMARAES, RL; SANTOS, CAS. Using Ethnographic Data to Support Preschool Children's Game Design. PROCEEDINGS OF THE 18TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS (IHC 2019), v. N/A, p. 10-pg., . (15/16528-0)
MURIANA, LUA MARCELO; CALANI BARANAUSKAS, MARIA CECILIA; KUROSU, M. Technological Influence on Self-esteem: Towards a Research Agenda Through a Systematic Literature Review. HUMAN-COMPUTER INTERACTION: THEORY, METHODS AND TOOLS, HCII 2021, PT I, v. 12762, p. 21-pg., . (15/16528-0)
GONCALVES, DIEGO ADDAN; CACEFFO, RICARDO EDGARD; CALANI BARANAUSKAS, MARIA CECILIA; KUROSU, M. Analysis of Emotion in Socioenactive Systems. HUMAN-COMPUTER INTERACTION: THEORY, METHODS AND TOOLS, HCII 2021, PT I, v. 12762, p. 10-pg., . (19/12225-3, 15/24300-9, 15/16528-0)
BARANAUSKAS, M. CECILIA CALANI; ACM. Being Socially Aware in Technology Design. EXTENDED ABSTRACTS OF THE 2021 CHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS (CHI'21), v. N/A, p. 2-pg., . (15/16528-0)
NOBRE DE QUEIROZ, MARIA JESCA; DUARTE, EMANUEL FELIPE; DOS REIS, JULIO CESAR; DE OLIVEIRA GAIA PIMENTA, JOSIANE ROSA; FILIPE, J; SMIALEK, M; BRODSKY, A; HAMMOUDI, S. Imagination on Interactive Installations: A Systematic Literature Review. ICEIS: PROCEEDINGS OF THE 24TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENTERPRISE INFORMATION SYSTEMS - VOL 2, v. N/A, p. 12-pg., . (20/04242-2, 15/16528-0)
MURIANA, LUA MARCELO; CALANI BARANAUSKAS, MARIA CECILIA; FREIRE, AP; MARQUES, ABD; SANTOS, CQ; MACIEL, C; MONTEIRO, IT; RODRIGUES, MRD; PICCOLO, LSG; MULLER, L; et al. Affecting User's Self-esteem: Analysis under the Self-determination Theory Perspective and Design Recommendations. PROCEEDINGS OF THE 20TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS (IHC 2021), v. N/A, p. 12-pg., . (15/16528-0)
VIEIRA COELHO, RAQUEL DA SILVA; SELLERI, FERNANDO; DOS REIS, JULIO CESAR; DANTAS PEREIRA, FRANCISCO EDENEZIANO; BONACIN, RODRIGO; ZAPHIRIS, P; IOANNOU, A. An Ontology-based Approach to Annotating Enactive Educational Media: Studies in Math Learning. LEARNING AND COLLABORATION TECHNOLOGIES: DESIGNING THE LEARNER AND TEACHER EXPERIENCE, LCT 2022, PT I, v. 13328, p. 20-pg., . (15/16528-0)
CARBAJAL, MARLENY LUQUE; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; KEMCZINSKI, A; SANTOS, CQ; TREVISAN, DG; GASPARINI, I; ZAINA, L; PEREIRA, M; MOTA, M; VILLELA, MLB; et al. Analyzing the Socioenactive Dimensions of Creative Learning Environments with Preschool Children. IHC 2020: PROCEEDINGS OF THE 19TH BRAZILIAN SYMPOSIUM ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, v. N/A, p. 10-pg., . (15/16528-0)
BARANAUSKAS, MARIA CECILIA CALANI; DUARTE, EMANUEL FELIPE; VALENTE, JOSE A.. Socioenactive Interaction: Addressing Intersubjectivity in Ubiquitous Design Scenarios. INTERNATIONAL JOURNAL OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION, v. N/A, p. 16-pg., . (20/04242-2, 15/16528-0)
DUARTE, EMANUEL FELIPE; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; KUROSU, M. InterArt: Learning Human-Computer Interaction Through the Making of Interactive Art. HUMAN-COMPUTER INTERACTION: THEORIES, METHODS, AND HUMAN ISSUES, HCI INTERNATIONAL 2018, PT I, v. 10901, p. 20-pg., . (15/16528-0, 17/06762-0)
GONCALVES, DIEGO ADDAN; CALANI BARANAUSKAS, MARIA CECILIA; DOS REIS, JULIO CESAR; TODT, EDUARDO; FILIPE, J; SMIALEK, M; BRODSKY, A; HAMMOUDI, S. Facial Expressions Animation in Sign Language based on Spatio-temporal Centroid. PROCEEDINGS OF THE 22ND INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENTERPRISE INFORMATION SYSTEMS (ICEIS), VOL 2, v. N/A, p. 13-pg., . (19/12225-3, 15/24300-9, 15/16528-0)
BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; GUTIERREZ POSADA, JULIAN E.; ACM. Tangible and Shared Storytelling: Searching for the Social Dimension of Constructionism. PROCEEDINGS OF THE 2017 ACM CONFERENCE ON INTERACTION DESIGN AND CHILDREN (IDC 2017), v. N/A, p. 11-pg., . (15/16528-0)