Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de infraestrutura computacional para museu de artes interativo

Processo: 20/03503-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Calani Baranauskas
Beneficiário:Yusseli Lizeth Méndez Mendoza
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/16528-0 - Sistemas sócio-enativos: investigando novas dimensões no design da interação mediada por tecnologias de informação e comunicação, AP.TEM
Assunto(s):Interface usuário-computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:instalação interativa | sistema socioenativo | interação humano-computador

Resumo

O projeto visa desenvolver uma infraestrutura para a implementação de soluções interativas tangíveis em um contexto de museu exploratório (de artes ou de ciências). A infraestrutura deve possibilitar também a pessoas com limitações visuais a exploração de obras de instalações interativas. Para isso, o sistema deve fazer uso de diversos artefatos: (1) modelos de artefatos reproduzidas em relevo (criadas usando uma "Impressora 3D"); (2) sensores de toque; (3) webcam (para capturar a presença do visitante); (4) televisor (para feedback aos usuários); (5) luzes controladas por microcontroladores; e (6) sistema de som (ambos 5 e 6 para manter informados os usuários com deficiência visual). O sistema deve estar interligado à rede internet e integrado a um dispositivo que possibilite a pessoas com deficiência visual adicionem seus comentários. Para atender aos requisitos do cenário, o bolsista necessita desenvolver uma definição detalhada da arquitetura de integração entre os diversos dispositivos, o software de gerenciamento dos mesmos, a camada de software da interface com o usuário assim como e o armazenamento de dados. Este plano também visa apoiar tecnicamente a condução de atividades práticas em um ambiente de experimentação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDEZ MENDOZA, YUSSELI LIZETH; BARANAUSKAS, M. CECILIA C.; AGREDO-DELGADO, V; RUIZ, PH; VILLALBA-CONDORI, KO. Evaluating the Socioenactive Experience with a Tangible Tabletop Installation: A Case Study. HUMAN-COMPUTER INTERACTION, HCI-COLLAB 2020, v. 1334, p. 10-pg., . (20/03503-7, 15/16528-0)