Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia educacional para promoção do aprendizado ativo através do suporte ao conteúdo dinâmico de aula

Processo: 14/07502-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2015
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rodolfo Jardim de Azevedo
Beneficiário:Ricardo Edgard Caceffo
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08293-7 - CECC - Centro de Engenharia e Ciências Computacionais, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):15/08668-6 - Estudo, desenvolvimento e avaliação de novas metodologias associadas aos Clickers para suporte ao ambiente de aprendizado ativo, BE.EP.PD
Assunto(s):Dispositivos móveis   Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado Ativo | Dispositivos Móveis | Informática na Educação | Interação Humano Computador | Metodologias Educacionais | Sistema de Gerenciamento de Ensino | Informática na Educação

Resumo

No âmbito das matérias introdutórias de algoritmos e programação em Ciência da Computação (CS1) existe uma deficiência em relação à possibilidade de utilização de metodologias de suporte ao Aprendizado Ativo, como o Peer Instruction (PI), criado originalmente para o contexto do ensino de Física. Ainda, a área carece de um Inventário Conceitual (CI), que é um questionário de avaliação usualmente aplicado de forma a analisar a compreensão dos alunos em relação aos principais temas e conceitos relacionados a determinado assunto. Deste modo, neste projeto de pesquisa é proposto o Computer Science Peer Instruction (CSPI), uma adaptação do PI ao ambiente, necessidades e características de CS1. O CSPI foi elaborado com o intuito de permitir que, durante sua aplicação, seja estabelecido um workflow de questões, classificadas como Questões de Pré-Aula, Testes Conceituais e Questões de Inventário Conceitual. Desta forma, a aplicação do CSPI permitirá a criação de um Inventário Conceitual para CS1 (CSCI). O CSPI será validado inicialmente de forma qualitativa e quantitativa, através da criação e aplicação de um software em disciplinas introdutórias à algoritmos e programação da Universidade (MC102). Já o CSCI será validado através de métodos estatísticos de verificação de consistência interna, bem como através do método Think Aloud, verificando se os problemas de entendimento originalmente associados pelo professor correspondem aos reais problemas de entendimento encontrados pelos alunos. Finalmente, o CSCI será aplicado a diversas turmas de MC102 com o intuito de medir o impacto de aplicação de diferentes metodologias educacionais de promoção do Aprendizado Ativo. Nesta etapa cada uma das turmas será orientada a aplicar uma metodologia distinta de Aprendizado Ativo durante um semestre letivo. O CSCI será aplicado, em cada turma, no início e ao final do semestre, medindo assim o ganho de entendimento dos alunos e permitindo a avaliação e comparação do impacto educacional destas metodologias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BESHAI, PETER; CACEFFO, RICARDO; BOOTH, KELLOGG S.. Providing Semi-private Feedback on a Shared Public Screen by Controlling Presentation Onset. ACM Transactions on Applied Perception (TAP), v. 17, n. 3, . (15/08668-6, 14/07502-4)
CACEFFO, RICARDO; FRANK-BOLTON, PABLO; SOUZA, RENAN; AZEVEDO, RODOLFO; ACM. Identifying and Validating Java Misconceptions Toward a CS1 Concept Inventory. PROCEEDINGS OF THE 2019 ACM CONFERENCE ON INNOVATION AND TECHNOLOGY IN COMPUTER SCIENCE EDUCATION (ITICSE '19), v. N/A, p. 7-pg., . (13/08293-7, 14/07502-4)
VALENTE, JOSE ARMANDO; CACEFFO, RICARDO; BONACIN, RODRIGO; DOS REIS, JULIO CESAR; GONCALVES, DIEGO ADDAN; BARANAUSKAS, MARIA CECILIA CALANI. Embodied-based environment for kindergarten children: Revisiting constructionist ideas. BRITISH JOURNAL OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY, v. 52, n. 3, p. 986-1003, . (15/24300-9, 18/06416-8, 14/07502-4, 15/16528-0)
CACEFFO, RICARDO; GAMA, GUILHERME; AZEVEDO, RODOLFO; ASSOC COMP MACHINERY. Exploring Active Learning Approaches to Computer Science Classes. SIGCSE'18: PROCEEDINGS OF THE 49TH ACM TECHNICAL SYMPOSIUM ON COMPUTER SCIENCE EDUCATION, v. N/A, p. 6-pg., . (13/08293-7, 14/07502-4)