Busca avançada
Ano de início
Entree

A aquisição de melhores modelos mentais por aprendizes através do emprego de recursos computacionais: um estudo exploratório no ensino de métodos quantitativos e informática em administração de empresas

Processo: 95/09191-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 1996
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1997
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Ronaldo Zwicker
Beneficiário:Ronaldo Zwicker
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Treinamento de pessoal  Ensino e aprendizagem  Estatística  Métodos de ensino  Educação a distância  Computador no ensino  Interação homem-máquina  Interface usuário-computador 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino A Distancia | Ensino Individualizado | Interfaces Homem-Maquina | Modelo Mentais | Modelos Conceituais | Treinamento Pelo Computador

Resumo

A aquisição de conhecimentos relacionados com matemática e estatística interpõem grandes dificuldades a aprendizes da área de ciências humanas. Ao empregar métodos de ensino auxiliado pelo computador no ensino de disciplinas mais quantitativas, estas dificuldades são amplificadas pelo estreito canal de comunicação máquina-aprendiz. É necessário buscar técnicas de ensino não usuais que facilitem a aquisição do conhecimento que atenda as necessidades destes aprendizes. A pesquisa em fatores humanos na construção de interfaces de sistemas e treinamento de usuários de computadores sugere formulações alternativas aos métodos de ensino tradicionais. A natureza destas formulações favorece o seu emprego conjugado ao uso de recursos automáticos de treinamento individualizado. Esta pesquisa pretende explorar esta e outras questões e, com base nos resultados obtidos, estabelecer uma possível metodologia de ensino para as disciplinas e público alvo especificados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)