Busca avançada
Ano de início
Entree

Saúde bucal da população rural: desenvolvimento de metodologia para implementação da atenção odontológica no Programa de Saúde da Família

Processo: 03/07175-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de março de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Nemre Adas Saliba
Beneficiário:Nemre Adas Saliba
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Instituição parceira: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Faculdade de Odontologia (FO)
Município: None
Assunto(s):Saúde bucal  Saúde da família  Assistência à saúde  Assistência odontológica  População rural 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_148_122_122.pdf

Resumo

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído com uma nova formulação política e organizacional para reordenar os serviços e ações de saúde. Como forma de operacionalizar estas ações o Ministério da Saúde incentivou os municípios a implantarem o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), visando contribuir com a construção de um novo modelo assistencial com ênfase em ações de promoção da saúde. Para ampliar as ações desenvolvidas pelo PACS, instituiu-se em 1994 o Programa de Saúde da Família (PSF), cujo principal propósito é reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases com suas ações voltadas para o núcleo familiar. A estratégia do PSF incorpora e reafirma os princípios básicos do SUS - universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade - priorizando as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e continua. Historicamente, na zona rural, a falta de investimentos nos serviços públicos tem contribuído com o êxodo desta população em direção aos centros urbanos que exercem poder de atrações decorrentes das melhores e mais diversificadas oportunidades de trabalho e de acesso a estes serviços. Torna-se importante propiciar adequadas condições de vida que facilitem a permanência da população rural vinculada ao campo, o que se justifica devido à importância do setor primário no processo do desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Os municípios de pequeno porte apresentam dificuldades de organizar seus serviços de saúde por disporem de poucos recursos financeiros, escassez de pessoal qualificado. No tocante a saúde bucal do homem do campo, a falta de trabalhos científicos não permite inferir a real condição de saúde desta parcela da população. Embasando-se no conteúdo acima citado, é possível justificar a elaboração deste projeto que visa o desenvolvimento de uma metodologia para implementação da atenção odontológica no Programa de Saúde da Família na população rural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUZELY ADAS SALIBA MOIMAZ; JEIDSON ANTÔNIO MORAIS MARQUES; ORLANDO SALIBA; CLÉA ADAS SALIBA GARBIN; LÍVIA GUIMARÃES ZINA; NEMRE ADAS SALIBA. Satisfação e percepção do usuário do SUS sobre o serviço público de saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 20, n. 4, p. 1419-1440, . (03/07175-9)