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Caracterização mecânica por cisalhamento interlaminar e resistência à tração de compósitos híbridos de fibra de carbono/alumínio/epóxi

Processo: 03/04240-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Luiz Claudio Pardini
Beneficiário:Luiz Claudio Pardini
Instituição Sede: Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais compósitos poliméricos  Ligas metálicas  Alumínio  Fadiga dos materiais  Desgaste dos materiais  Aeronaves 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cisalhamento Interlaminar | Compositos Metal/Fibra | Compositos Polimericos | Estruturas Sanduiches | Extensometros Eletricos | Propriedades Mecanicas

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia dos compósitos híbridos, combinando laminados poliméricos reforçados com fibras longas e placas metálicas, normalmente ligas de alumínio, denominados de CHMF, tem como uma de suas finalidades formar um conjunto de materiais que combine elevados valores de resistência mecânica e rigidez e baixa massa específica. O incremento nessas propriedades torna esses compósitos (CHMF) particularmente atrativos como substituintes das ligas metálicas e dos compósitos termorrigidos convencionais, quando utilizados isoladamente em aplicações aeroespaciais. Estes materiais têm mostrado um excelente potencial em aplicações aeroespaciais, devido às suas excelentes propriedades mecânicas como resistências à fadiga, à tração e à compressão, bem como sua resistência à corrosão e à propagação de chamas. Hoje, empresas como a Boeing, Bombadier, Focker, Aerospatiale, e instituições de pesquisa como a NASA e a Delft (Holanda), já estão trabalhando com este material em suas aeronaves, com reconhecidas vantagens em termos de ganho de peso e aumento de desempenho. Sendo assim, a indústria aeronáutica nacional também tem mostrado muito interesse em dominar a aplicação desses materiais em suas aeronaves e, para isso, necessita realizar um estudo sistemático de nacionalização da obtenção do CHMF, em função da infra-estrutura disponível, e conhecer os comportamentos mecânico, térmico e físico-químico dos CHMF em diferentes condições ambientais. Em função da existência desse ambiente favorável está sendo conduzido este projeto de pesquisa, que objetiva o desenvolvimento tecnológico do CHMF com fibras de carbono/epóxi/alumínio objetivando o levantamento de suas propriedades mecânicas em condições secas e úmidas, apoiando o domínio da sua aplicação gerenciada em aeronaves nacionais. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EDSON C. BOTELHO; MIRABEL C. REZENDE; LUIS CLAUDIO PARDINI. Hygrotermal effects evaluation using the iosipescu shear test for glare laminates. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 30, n. 3, p. 213-220, . (05/54358-7, 03/04240-4)
EDSON COCCHIERI BOTELHO; ROGÉRIO ALMEIDA SILVA; LUIZ CLÁUDIO PARDINI; MIRABEL CERQUEIRA REZENDE. A review on the development and properties of continuous fiber/epoxy/aluminum hybrid composites for aircraft structures. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 9, n. 3, p. 247-256, . (03/04240-4, 02/01288-3)
BOTELHO, EDSON C.; REZENDE, MIRABEL C.; PARDINI, LUIS CLAUDIO. Hygrothermal Effects Evaluation Using the Iosipescu Shear Test for Glare Laminates. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, v. 30, n. 3, p. 213-220, . (05/54358-7, 03/04240-4)