Busca avançada
Ano de início
Entree

Gerenciamento e composição automática de serviços web semânticos

Processo: 09/10413-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência: 01 de janeiro de 2010 - 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Luciano Antonio Digiampietri
Beneficiário:Luciano Antonio Digiampietri
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/07935-5 - Desenvolvimento de um ambiente de computação voluntária baseado em computação ponto-a-ponto, BP.MS
11/07968-5 - Desenvolvimento de sistema de composição e execução automáticas de workflows, BP.IC
Assunto(s):Inteligência artificial  Web semântica 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_216_173_173.pdf

Resumo

Serviços Web representam uma tecnologia extremamente relevante para prover interoperabilidade. Um importante passo para o desenvolvimento de aplicações complexas baseadas em Serviços Web é a habilidade de selecionar e integrar serviços heterogêneos de oriundos de diferentes fontes. Além disso, sempre que não for possível encontrar um único serviço capaz de desempenhar certa tarefa, seria importante a existência de meios (automáticos e semiautomáticos) para compor serviços básicos de forma que, combinados, estes executem a tarefa desejada. Este projeto de pesquisa visa estender a pesquisa realizada durante o doutorado do proponente realizado no Instituto de Computação da UNICAMP e intitulado "Gerenciamento de Workflows Científicos em Bioinformática". Além da generalização da aplicação de Serviços Web para todas as áreas de conhecimento, este projeto visa explorar o conceito de Serviços Web Semânticos de forma a permitir que sistemas de software, baseados em Planejamento em Inteligência Artificial, possam compor serviços básicos para desempenharem tarefas mais complexas. Adicionalmente, este projeto irá combinar os recursos oferecidos pelos modelos ontológicos para anotação de Serviços Web Semânticos (WSMO, WSDL-S e OWL-S) com os padrões de workflows ('Workflow Patterns') a fim de possibilitar o desenvolvimento de uma infraestrutura robusta e extensível para o gerenciamento e composição de Serviços Web Semânticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIGIAMPIETRI, LUCIANO A.; MENA-CHALCO, JESUS P.; VAZ DE MELO, PEDRO O. S.; MALHEIRO, ANA P. R.; MEIRA, DANIA N. O.; FRANCO, LARYSSA F.; OLIVEIRA, LEONARDO B. BraX-Ray: An X-Ray of the Brazilian Computer Science Graduate Programs. PLoS One, v. 9, n. 4 APR 11 2014. Citações Web of Science: 10.
ANDRIOLI, LUIZ PAULO; DIGIAMPIETRI, LUCIANO ANTONIO; DE BARROS, LILIAN PONCE; MACHADO-LIMA, ARIANE. Huckebein is part of a combinatorial repression code in the anterior blastoderm. Developmental Biology, v. 361, n. 1, p. 177-185, JAN 1 2012. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.