Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de novos antígenos flagelares de Escherichia coli de origem animal

Processo: 05/00713-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Domingos da Silva Leite
Beneficiário:Domingos da Silva Leite
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escherichia coli  Fatores de virulência  Flagelina  Antígenos  Soros imunes  Análise de sequência de DNA 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antigeno H | Caracterizacao | Colibacilose | Diarreia | Escherichia Coli | Fatores de Virulência em Colibacilos

Resumo

Nos últimos 30 anos, nenhuma modificação ocorreu na lista dos antígenos flagelares (H) de Escherichia coli. Ainda hoje os ensaios sorológicos são os ensaios padrões na tipificação da E. coli para estudos taxonômicos e epidemiológicos e um pré-requisito para qualquer estudo de surtos e/ou prevalência e, até o momento, este método não pode ser substituído por outro. Por outro lado, têm sido isoladas, com certa freqüência, cepas que apresentam H que não são reconhecidos pelos anti-soros (HNT) comercializados pelo centro de referência de E. coli, The International Escherichia and Klebsiella Centre (OMS) do Statens Serum Institut, Copenhagen, Dinamarca. Isto posto, pretendemos caracterizar os antígenos H NT das cepas de E. coli, isoladas de diferentes animais e/ou produtos de origem animal, e que apresentam fatores de virulência associados a diferentes enteropatias. Esta caracterização será realizada pelo estudo molecular do gene responsável pela flagelina, fliC. Antissoros anti HNT serão produzidos em coelhos para fins de comparação com as cepas padrões de H. Pretendemos isolar, purificar e caracterizar a flagelina dessas cepas. Pretendemos também analisar a seqüência de nucleotídeos destes genes para comparar com aqueles já disponibilizados no GenBank. Finalmente, tentaremos correlacionar o novo antígeno H com fatores de virulência e doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MOURA, CLAUDIA; TIBA, MONIQUE RIBEIRO; DA SILVA, MARCIO JOSE; LEITE, DOMINGOS DA SILVA. Identificação de novas flagelinas codificadas por fliC em Escherichia coli isoladas de animais domésticos utilizando RFLP-PCR e sequenciamento. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 33, n. 4, p. 417-422, . (05/00713-0)