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Confecção de brake lights utilizando redes neurais artificiais e componentes do tipo SMD

Processo: 04/08973-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de agosto de 2005 - 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Antonio Vanderlei Ortega
Beneficiário:Antonio Vanderlei Ortega
Empresa:Racetronix Engenharia Industrial Ltda. - ME
Município: Bauru
Assunto(s):Diodos  Redes neurais (computação)  LED  Semicondutores  Indústria automobilística 

Resumo

O dispositivo LED é um componente eletrônico semicondutor que emite luz. Na indústria automobilística o LED está substituindo as lâmpadas incandescentes nos chamados brake lights que constituem um terceira luz de freio. A aprovação de protótipos de brake lights é a realizada através da medição da intensidade luminosa em diferentes ângulos e o valor mínimo de intensidade luminosa para cada ângulo é definido de acordo com a aplicação. Os carros populares não são equipados na fábrica com este dispositivo e os proprietários destes veículos acabam adquirindo o brake light nas lojas de acessórios e autopeças. Boa parte deste mercado é dominada por produtos importados. A maior dificuldade encontrada no desenvolvimento de brake lights está no relacionamento dos seguintes parâmetros: intensidade luminosa (lv) do LED, distância entre os LEDs (d) e número de LEDs (n), com o efeito ou resultado que se deseja obter, ou seja, existe uma complexidade em se realizar um modelo por técnicas convencionais de modelagem que seja capaz de mapear adequadamente os relacionamentos entre estas grandezas. As redes neurais artificiais são aplicadas em casos como este, onde o modelamento matemático tradicional torna-se complexo devido às não-linearidades do sistema. O presente projeto visa o aperfeiçoamento e adaptação da técnica que utiliza redes neurais artificiais para estimação de valores de intensidade luminosa de brake lights, utilizando-a na redução de custo de fabricação de brake lights. Para isso é necessário a confecção de amostras de brake lights com LEDs do tipo SMD (Dispositivo de Montagem de Superfície) e a realização de um treinamento da rede neural artificial com base nestas amostras. Após esta etapa a rede será utilizada para encontrar as configurações de brake lights com melhores relações custo/benefício, o brake light com a relação custo/benefício mais atrativa será fabricado pela empresa. Outra vantagem é que com a atualização desta técnica a empresa terá a sua disposição uma ferramenta poderosa para utilização em projetos de outros modelos de brake lights. (AU)

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