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Avaliação de processos temporais em indivíduos com disfunção auditiva

Processo: 06/00035-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Cecilia Martinelli
Beneficiário:Maria Cecilia Martinelli
Instituição Sede: Departamento de Fonoaudiologia. Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia  Perda auditiva  Processamento de som  Auxiliares de audição  Aprendizagem  Crianças 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Audicao | Auxiliares De Audicao | Deficiencia Auditiva | Processamento Auditivo | Processamento Temporal | Audiologia

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar os processos de discriminação e ordenação temporal, a partir de medidas comportamentais, em um grupo de crianças com e sem distúrbio de aprendizagem e um grupo de crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial de grau moderado. Serão avaliadas 70 crianças, 30 crianças normo-ouvintes, de baixo risco para alteração de aprendizagem, ou seja, com desenvolvimento e aprendizagem dentro dos limites de normalidade (Grupo I); 20 crianças normo-ouvintes diagnosticadas com distúrbio de aprendizagem (Grupo II) e 20 crianças portadoras de deficiência auditiva neurossensorial de grau moderado (Grupo III). A faixa etária estudada será de nove a 15 anos de idade. No Grupo I serão aplicados o teste de Repetição proposto por Tallal (Tallal & Piercy, 1973, 1974, 1975); o Teste de Gap Detection Randomizado (Keith, 2001) e o Teste de Padrão de Freqüência e Duração (Musiek, 1994); No Grupo II será aplicado o teste de Repetição proposto por Tallal; No Grupo III serão aplicados os testes de Gap Detection Randomizado (Keith, 2001) e o Teste de Padrão de Freqüência e Duração (Musiek, 1994). Os dados colhidos serão analisados, submetidos à análise estatística e discutidos, buscando-se melhor compreensão dos processos neurofisiológicos subjacentes aos indivíduos normo-ouvintes com ou sem disfunção auditiva e aos indivíduos com perda auditiva neurossensorial de grau moderado, além de analisar as respostas obtidas e buscar maior eficiência diagnóstica e terapêutica fonoaudiológica, nesse tipo de distúrbio. (AU)

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