Procedimento para identificação precoce de alteração de linguagem infantil
Conhecimento que os acompanhantes dos pacientes de uma clínica-escola de fonoaudio...
O uso de aplicativo como ferramenta na avaliação e orientação fonoaudiológica
Processo: | 12/51671-0 |
Modalidade de apoio: | Auxílio à Pesquisa - Regular |
Data de Início da vigência: | 01 de julho de 2013 |
Data de Término da vigência: | 30 de junho de 2015 |
Área do conhecimento: | Ciências da Saúde - Fonoaudiologia |
Acordo de Cooperação: | Fundação Maria Cecília Souto Vidigal |
Pesquisador responsável: | Mariangela Lopes Bitar |
Beneficiário: | Mariangela Lopes Bitar |
Instituição Sede: | Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Bolsa(s) vinculada(s): | 13/21161-2 - Diálogo com pais sobre comunicação e saúde, BP.TT |
Assunto(s): | Desenvolvimento da linguagem Promoção da saúde Crianças Creches |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Creche | Crianca | Fonoaudiologia | Linguagem | Promocao Da Saude | Saude Coletiva |
Resumo
Escolas são espaços fundamentais para a concretização de ações de promoção da saúde que levem a hábitos de vida mais saudáveis e a mudanças individuais e organizacionais para melhoria da saúde das pessoas. A atuação do fonoaudiólogo em escolas cria a possibilidade de que o trabalho de promoção da saúde junto às famílias envolva aspectos relativos à comunicação, com foco nas áreas de linguagem oral e escrita, fala, funções alimentares e respiração, audição e voz, de maneira integrada à prática pedagógica. Crianças entre zero e cinco anos encontram-se em franco desenvolvimento das habilidades comunicativas e, para que este ocorra de forma plena, é fundamental que tanto a escola quanto as famílias estejam preparadas para promover essas habilidades e agir de maneira adequada quando este desenvolvimento se desvia do esperado. A partir da realização desta pesquisa espera-se que os pais de cerca de 1300 crianças com idades entre zero e cinco anos que frequentam dez creches possam refletir sobre conteúdos das áreas que envolvem o desenvolvimento da comunicação das crianças, se apropria deles e aplicá-los no dia-a-dia com vistas à promoção da saúde. Para isso serão realizados quatro encontros bimestrais com cada grupo de pais de cada creche em que serão discutidos conteúdos e práticas dos temas escolhidos por eles. Todos os encontros serão filmados e transcritos para posterior avaliação qualitativa dos dados comparando os encontros ao longo do ano. Após a análise dos resultados será dada devolutiva para as creches e para os pais. Outros fonoaudiólogos terão acesso à pesquisa, o que poderá contribuir para reflexão sobre as ações que desenvolvem junto a outras comunidades em todo o Brasil. (AU)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio: |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |