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Desenvolvimento de um programa de formação em desenvolvimento cognitivo para profissionais da educação infantil: o modelo de resposta a intervenção

Processo: 12/51585-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Beneficiário:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/19470-7 - Desenvolvimento de um programa de formação em desenvolvimento cognitivo para profissionais da educação infantil: o modelo de resposta à intervenção, BP.TT
13/18358-9 - Desenvolvimento de um programa de formação em desenvolvimento cognitivo para profissionais da educação infantil: o modelo de resposta à intervenção, BP.TT
13/18470-3 - Desenvolvimento de um Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo para profissionais da educação infantil: o modelo de resposta à intervenção, BP.TT
13/18714-0 - Desenvolvimento de um programa de formação em desenvolvimento cognitivo para profissionais da educação infantil: o modelo de resposta à intervenção, BP.TT
13/19310-0 - Desenvolvimento de um programa de formação em desenvolvimento cognitivo para profissionais da educação infantil: o modelo de resposta à intervenção, BP.TT
Assunto(s):Neuropsicologia cognitiva  Desenvolvimento cognitivo  Educação infantil  Formação de professores  Alfabetização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem | Cognicao | Formacao | Neuropsicologia | Prevencao

Resumo

O presente estudo propõe o desenvolvimento de um Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo, com base neuropsicológica, para profissionais da Educação Infantil na Cidade de São Paulo, utilizando o modelo da Resposta à Intervenção (R TI) como fundamentação teórica e prática. Serão realizados 2 estudos em fases sucessivas, sendo que no estudo 1 será desenvolvido um Programa de Formação em Desenvolvimento Cognitivo. Participarão desse estudo 100 professores da educação infantil do município de São Paulo (50 de creches e 50 de EMEIs). Serão realizados 10 encontros (aulas teóricas, debates) com temas relativos à necessidade formativa do profissional da educação infantil acerca do desenvolvimento cognitivo, os quais serão semanais e com duração de 4 horas. O estudo 2 implementará o modelo K- RTI (do inglês Response to Intervention) que é a promoção da reestruturação didática das aulas, com vistas a novas práticas pedagógicas, embasadas cientificamente. Assim haverá a reestruturação das atividades pedagógicas a fim de estimular os processos de desenvolvimento cognitivo da criança, principalmente aqueles relacionados à alfabetização. Participarão desse estudo 10 profissionais de EMEIs e 10 de Creches num total de 20 professores. A aplicação do Modelo K-RTI em sala de aula ocorrerá durante três vezes por semana, com duração média de 20 a 30 minutos por dia, ao longo de 16 semanas. Os resultados do presente estudo podem mostrar um modelo adequado de formação de profissionais da educação infantil que tem como foco o desenvolvimento cognitivo da criança e a relação com os processos de aprendizagem. (AU)

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