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I Encontro em Desenvolvimento Infantil: da neuropsicologia às políticas públicas

Processo: 13/06751-8
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 08 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 10 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Beneficiário:Orlando Francisco Amodeo Bueno
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação neuropsicológica  Desenvolvimento  Neuropsicologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação neuropsicológica | desenvolvimento | Neuropsicologia | Políticias Públicas | Transtornos do desenvolvimento | Neuropsicologia

Resumo

Com o objetivo de ampliar e favorecer a construção de conhecimentos acerca do desenvolvimento e seus transtornos surge a proposição de um fórum interdisciplinar de discussão, possibilitando o desenvolvimento de modelos e técnicas de intervenções em contextos clínicos, pedagógicos e das políticas públicas. Para tanto, identificou-se a necessidade de congregar diferentes disciplinas, tais como a neuropediatria, psicologia do desenvolvimento, neuropsicologia, educação e serviço social, dentre outras, considerando as especificidades próprias da infância e adolescência. Propõe-se assim a realização do I Encontro de Desenvolvimento Infantil do IBNeC, sendo este uma associação civil sem fins lucrativos e sem vinculações políticas que visa prioritariamente incentivar, com uma visão multidisciplinar, a produção e a difusão de conhecimento teórico e empírico nas diversas áreas da Psicologia e das Neurociências que possam contribuir para o crescimento da neuropsicologia e da neurociência comportamental.Uma das principais relevâncias do evento é a tentativa de minimizar a fragmentação da abordagem terapêutica dos transtornos do neurodesenvolvimento em diversas especialidades, bem como de seu distanciamento em relação aos domínios da Educação e das Políticas Publicas da Infância e da Adolescência.Além disso, objetiva-se fomentar o esforço na direção da transposição do conhecimento acadêmico produzido pelas neurociências e áreas afins em práticas pedagógicas e em políticas publicas notadamente as associadas à educação especial.Consequentemente buscar-se-á que o evento seja representativo do que vem sendo desenvolvida em ternos de conhecimento em psicologia do desenvolvimento nas diferentes regiões do país, bem como efetivo na integração de diferentes grupos de pesquisa e serviços púbicos e privados vinculados a temática central do desenvolvimento infantil. (AU)

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