Busca avançada
Ano de início
Entree

Minimizando a mortalidade de frangos de corte com a formulação não linear

Resumo

Em países de clima tropical, o calor é um dos principais limitantes à produção de frangos de corte, sendo ainda responsável por induzir uma elevada mortalidade, especialmente na fase de terminação. Visando aliviar o efeito do estresse pelo calor, esse estudo visa comparar o condicionamento térmico precoce (TCP) e a aplicação da do princípio de Mongin (equilíbrio eletrolítico) na dieta. Para tanto, o balanço eletrolítico do K+Na-Cl será ajustado em 350 mEq/kg e a relação eletrolítica (K+Cl)/Na em 3:1 pelo programa PPFR não linear (http://www.fmva.unesp.br/ppfr ). Serão alojados, em cada experimento, 640 pintos machos de um dia de idade, distribuídos em arranjo um fatorial 2x2 (com e sem TCP e com e sem o princípio de Mongin), num delineamento inteiramente casualizado, em 32 boxes (8 repetições por tratamento). Assim as aves serão arraçoadas com: (1) uma dieta tradicional, sem TCP; (2) dieta tradicional com TCP; (3) dieta com a aplicação do equilíbrio eletrolítico e sem TCP e (4) dieta com aplicação do equilíbrio eletrolítico com TCP. O condicionamento térmico será realizado no quinto dia de idade das aves, por 24 horas a 36 °C, e somente na metade do lote (320 aves). Após este período, todas as aves serão transferidas para boxes de 1,5x3m (20 aves/box), tendo como cama a maravalha de madeira reutilizada. Através do experimento 1 será avaliado os efeitos do estresse térmico crônico (6 horas a 32°C) aplicado nas aves do 35 ao 39° dias de idade. No experimento 2 será aplicado um desafio por estresse térmico agudo (6 horas a 36°C) nas aves no 38° dias de idade. Os experimentos serão monitorados eletronicamente para temperatura e a umidade do galpão e do microclima da região/altura das aves. A alimentação e a água serão fornecidas ad libitum, mesmo durante períodos de estresse. Serão aferidos os dados de desempenho (ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar), a taxa de mortalidade, as características de carcaça frangos de corte, bem como estudar a viabilidade econômica da adoção das referidas estratégias para minimizar os efeitos de um ambiente térmico adverso. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MM RODRIGUES; M GARCIA NETO; SHV PERRI; DG SANDRE; MJA FARIA JR; PM OLIVEIRA; MF PINTO; RP CASSIANO. Techniques to Minimize the Effects of Acute Heat Stress or Chronic in Broilers. Brazilian Journal of Poultry Science, v. 21, n. 3, p. -, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.