Busca avançada
Ano de início
Entree

Polarimetria de objetos estelares jovens e desenvolvimento de pipeline de redução de dados para a SPARC4

Resumo

Estudaremos os envoltórios circunstelares de objetos estelares jovens usando medidas de polarimetria infravermelha próxima (IVP) e espectropolarimetria Halpha. Nosso objetivo é colocar vínculos nas propriedades do agente polarizador presente nos envoltórios de tais objetos. As assimetrias presentes nos objetos estelares jovens, que incluem discos e jatos, serão contrastadas com a informação obtida da polarimetria IVP, assim como da espectropolarimetria, de modo a vincular as propriedades físicas e a geometria dos próprios envoltórios. O projeto inclui a análise e publicação de dados colhidos com a câmera infravermelha CamIV em conjunto com o polarímetro IAGPOL no Observatório Pico dos Dias. Além disso, dados espectropolarimétricos obtidos com o espectrógrafo ESPaDOnS no Canada France Hawaii Telescope (3.6m) no Hawaii, também serão considerados.Como uma segunda parte de nossas atividades apoiaremos o desenvolvimento do instrumento SPARC4 na parte correspondente ao processo do pipeline. Em particular, esquematizaremos a sequência de rotinas básicas necessárias para obter dados pré-reduzidos após noite de observação. Avaliaremos a melhor escolha de integração dos softwares atualmente disponíveis para os diferentes modos observacionais da SPARC4. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREYRA, A.; RODRIGUES, C. V.; MARTIOLI, E.. Measuring the continuum polarization with ESPaDOnS. Astronomy & Astrophysics, v. 573, . (10/01584-8, 13/11473-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.