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Simulação de alta fidelidade: validação e aplicação de instrumentos de ensino-aprendizagem para o Brasil

Processo: 12/25116-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Isabel Amélia Costa Mendes
Beneficiário:Isabel Amélia Costa Mendes
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/20109-7 - Processo de validação de questionários de autoconfiança, satisfação, prática educacional, design e técnica do debriefing em simulação entre alunos de enfermagem, BP.TT
Assunto(s):Educação em enfermagem  Simulação (aprendizagem)  Estudos de validação  Autoconfiança  Satisfação do paciente 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoconfiança | Educação em enfermagem | Enfermagem | satisfação | Simulação | Educação em enfermagem

Resumo

Os objetivos desse estudo são: traduzir e validar para o Brasil a versão dos instrumentos Self-Confidence Scale, Educational Practices Questionnaire - Student Version, Simulation Design Scale - Student Version, Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning e a Debriefing Experience Scale e mensurar a autoconfiança e a satisfação dos alunos, a prática educacional, o design da simulação e a técnica do debriefing entre alunos de enfermagem no atendimento a pacientes em situação crítica, submetidos ao ensino simulado de alta fidelidade utilizando os instrumentos validados. Seguidos os preceitos éticos esse estudo está dividido em 2 fases. I Fase - Estudo transversal, de tradução e validação dos instrumentos. II Fase - Estudo quase experimental. O estudo será desenvolvido na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Serão convidados a participar da pesquisa estudantes de graduação em enfermagem (Bacharelado e Bacharelado e Licenciatura) matriculados, que já tenham cursado a disciplina de clínica médica. A coleta de dados será durante o período de atividades acadêmicas. Na I Fase os alunos serão convidados a responder um questionário de caracterização sócio-demográfica e aos instrumentos. Na II Fase os alunos participarão de workshop com aula de conteúdo formal, videoconferência internacional e treino em simulador de alta fidelidade. Posteriormente responderão os instrumentos previamente validados. Os testes e análises estatísticas serão realizados no programa SAS. Para mensurar a fidelidade dos instrumentos serão realizados testes de cálculo de consistência interna, através do coeficiente de alpha (±) Cronbach, correlação inter-items, correlação de cada item com o total e sua influência no valor de alpha. Para análise dos instrumentos serão seguidos os critérios estabelecidos pelos autores. (AU)

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