Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto Welcoss: plataforma de integração de ambientes e processos de negócios, com ambientes codificados por EPC (Electronic Product Code)

Resumo

A revolução tecnológica, principalmente a da informação, permitirá um longo ciclo de expansionismo comercial fortemente calçado sobre relacionamento e a cadeia de suprimentos, integrando todos os processos de negócios, dentro e fora das empresas, em busca da excelência em melhores práticas na gestão empresarial que deverá interligar mercados emergentes à nova ordem global, independente da atividade de negócio, lógica, geografia e conveniência para seus clientes e consumidores. Nessa linha, a utilização da tecnologia EPC para implementação de sistema de identificação e rastreabilidade de produtos em cadeias de suprimentos irá promover importantes benefícios tais como proteção contra falsificação, melhor rastreabilidade de produtos em trânsito em nível global, melhor controle de reposição de produtos em prateleiras de supermercados e assim por diante. Entretanto além da necessidade de se promover a mudança cultural, e dos enormes problemas relacionados a mudança de gerenciamento de plataforma de rastreabilidade baseada em códigos de barras para tecnologia RFID/EPC, existe muitos obstáculos técnicos que devem ser endereçados antes que uma rede de rastreabilidade de produtos em nível global possa produzir todos os benefícios esperados. As soluções de rastreabilidade usadas pela indústria, têm a sua eficiência limitada por fatos tais como leitura manual de códigos de barras, que é ineficiente e propensa a erros, e o rastreamento de paletes ao invés de rastreamento em nível de produtos individuais dentro de um palete, e a identificação de produtos baseada em SKU (Stock Keeping Unit), que impede a rastreabilidade de produtos individuais através de uma cadeia de suprimentos. Neste projeto, iremos desenvolver uma plataforma software para utilização em cadeias de suprimento baseadas em tecnologia códigos de barras que irão migrar para tecnologia EPC, e que necessitam se integrar com outras cadeias de suprimento, utilizando o conceito de SOA (Service Oriented Architecture) e linguagem modernas em processos de negócio e padrões abertos de formatação de dados em e-business como por exemplo o EBXM L (E-Business Extensible Markup Language). Iremos desenvolver uma infra-estrutura de software genérica, que facilite a integração de cadeias de suprimento atuais, normalmente baseadas em numeração GTIN (Global Trade Identification Number) e as novas cadeias de suprimento que utilização tecnologias EPC. Além disto, esta infra-estrutura irá virtualizar e padronizar o acesso a diferentes leitores de tags RFID de mercado, com base em padrões de comunicação de dados em processos eletrônicos de negócio atualmente em desenvolvimento pela organização OASIS (www.oasis-open.org). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALENTE, FREDY J.; NETO, ALFREDO C.; IEEE. Intelligent Steel Inventory Tracking with IoT / RFID. 2017 IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON RFID TECHNOLOGY & APPLICATION (RFID-TA), v. N/A, p. 6-pg., . (06/52010-6)