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Hipersegmentação de palavras escritas: evidências de relações entre enunciados falados e escritos

Processo: 13/14546-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Luciani Ester Tenani
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/25773-5 - Identificação e classificação de dados de pesquisa, BP.TT
13/24767-9 - Identificação e classificação de dados de pesquisa, BP.TT
13/25777-8 - Informatização e implantação de banco de pesquisa, BP.TT
Assunto(s):Fonologia  Oralidade  Ortografia  Prosódia  Letramento  Palavra  Língua portuguesa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonologia | Letramento | oralidade | ortografia | Palavra | prosódia | Fonologia

Resumo

Este projeto tem o objetivo central de investigar relações entre enunciados falados e escritos a partir de uma análise fonológica de palavras escritas hipersegmentadas. A questão central a ser respondida por meio desta pesquisa é: em que medida as hipersegmentações de palavra também são resultados de características dos enunciados falados, particularmente, dos constituintes prosódicos pé métrico, palavra prosódica e grupo clítico? A resposta será dada a partir da análise de corpus de hipersegmentações a serem identificadas em uma amostra longitudinal de textos escritos por alunos que cursaram os quatro últimos anos do Ensino Fundamental em uma escola pública paulista. Parte-se da premissa segundo a qual as hipersegmentações são registros de hipóteses (conflitantes), feitas pelos escreventes, do que seja palavra escrita, as quais podem estar ancoradas em informações prosódicas e letradas concomitantemente. A hipótese assumida neste projeto é a de que a presença não-convencional de espaço em branco ou do hífen pode ser interpretada como registro gráfico de fronteiras prosódicas as quais delimitam constituintes prosódicos. Em última instância, esta pesquisa visa avançar no conhecimento sobre a noção linguística de palavra e os resultados esperados poderão contribuir com o ensino de língua portuguesa. (AU)

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