Busca avançada
Ano de início
Entree

Atendimento educacional especializado: implatação e construção de práticas pedagógicas

Processo: 13/02184-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Karina Soledad Maldonado Molina
Beneficiário:Karina Soledad Maldonado Molina
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial  Educação inclusiva  Prática de ensino  Práticas pedagógicas  Escola pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atendimento educacional especializado | Educação Especial | educação inclusiva | Praticas pedagogicas | Educação Especial

Resumo

Esta investigação pretende realizar um mapeamento e avaliação do atendimento educacional especializado oferecido a alunos público-alvo da educação especial em uma diretoria de ensino da rede municipal de São Paulo. Em nível nacional, este atendimento consta da Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva de 2008 e foi regulamentado na Resolução n.º 4 de 2009 e no Decreto nº 7611 de 2011. Pretende-se mapear e caracterizar o atendimento educacional especializado atentando para o número de salas de recursos que realizam este atendimento e público-alvo, distribuição geográfica na regional, infraestrutura das salas, materiais pedagógicos disponíveis. Bem como analisar o atendimento realizado nessas salas a partir do acompanhamento das avaliações nas classes comuns e das avaliações a partir do plano de atendimento do professor do Atendimento Educacional Especializado, além de ter acesso aos planejamentos e avaliações dos professores da classe comum. Esta pesquisa quanti-qualitativa envolve duas fases: a primeira quantitativa que será realizada a partir de informações disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para levantar as salas de recurso da Diretoria Regional do Butantã. A visita para coleta de dados quantitativos no que se refere à caracterização da infraestrutura e recursos pedagógicos disponíveis nas salas de recursos de todas as salas. E a segunda qualitativa a partir de um recorte geográfico e socioeconômico que envolve entrevistas com os professores responsáveis pelo atendimento educacional especializado e pela classe comum em que está matriculado o aluno, com a coleta de registros de avaliações, prontuário e planejamento. Com estes resultados pretende-se subsidiar novas pesquisas sobre essa temática e possibilitar o aprofundamento quanto às práticas pedagógicas e à questão do ensino e aprendizagem consolidadas nesses espaços educativos e pedagógicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)