Busca avançada
Ano de início
Entree

Práticas discursivas e concepções sobre a surdez: reflexões sobre a escola bilíngue no contexto educacional inclusivo

Processo: 11/15633-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins
Beneficiário:Daniella Cristina Bosco
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Surdez   Educação especial

Resumo

O processo de inclusão de alunos com surdez nas instituições comuns e especializadas de ensino é uma questão bastante complexa, que tem como eixo central de discussão a especificidade linguística desses alunos representada pela língua de sinais. Considerando a problemática da inclusão de alunos com surdez em relação às formas de atendimento educacional configuradas em diferentes espaços escolares, a presente pesquisa tem como foco analisar comparativamente as contribuições das práticas discursivas e pedagógicas na constituição de sujeitos bilíngües, em dois espaços educacionais diferenciados: escola especial e escola comum. De modo geral investigará em que medida as propostas pedagógicas das escolas atendem aos princípios uma educação bilíngue numa perspectiva da organização de ensino inclusivo. Participarão desta pesquisa 10 alunos surdos matriculados no Ensino Fundamental I, 100 professores e 6 gestores pedagógicos que atuam nas escolas investigadas. A pesquisa se caracterizará por um estudo de caso subsidiado por procedimentos da pesquisa etnográfica aplicada à educação tendo como instrumentos prinicipais de coleta: a) observação intensiva em das práticas pedagógicas e discursivas estabelecidas em sala de aula, b) aplicação de questionário fechado com professores e gestores e c) análise documental do projeto pedagógico da escola e planos de aula dos professores de Língua Portuguesa. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam para fomentar novos debates e reflexões acerca da compreensão conceitual da surdez, no que tange as modificações linguísticas e pedagógicas necessárias para atender as necessidades educacionais dos surdos nas escolas comuns e especiais, estando estes em consonância lógica da educação bilíngue e inclusiva.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOSCO, Daniella Cristina. Educação bilingue para surdos : práticas discursivas em tempos de exclusão. 2014. 99 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.