Busca avançada
Ano de início
Entree

As propostas de enfrentamento da violência nas escolas públicas e a mediação de conflitos

Processo: 13/16641-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Joyce Mary Adam
Beneficiário:Joyce Mary Adam
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas  Política educacional  Violência escolar  Mediação e conciliação  Conflito social  Delinquência  Escola pública 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:mediação de conflitos na escola | Políticas Educacionais | Politicas Públicas | Violência escolar | violencia escolar

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objeto de reflexão principal as propostas que têm sido feitas e implementadas a partir do ano 2000 por órgãos governamentais, com o apoio de outras instituições sociais na prevenção da violência escolar e no enfrentamento dos conflitos na escola. Para tanto propõe uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica abordará as análises do referencial teórico de livros, teses dissertações e artigos em periódicos que fazem uma reflexão sobre o tema; a pesquisa documental se debruçará sobre os princípios e referenciais que orientam as propostas governamentais, conectando- as ao contexto político, econômico e social atual. As questões principais que o projeto traz são: a) quais os princípios e como se apresentam as propostas de enfrentamento da violência escolar e dos conflitos na escola desenvolvidas principalmente a partir do ano 2000 frente ao contexto político, social e econômico atual; b) qual o significado das mesmas em termos de uma reflexão sobre as políticas para a juventude e educação principalmente em termos de uma proposição de protagonismo e participação critica e cidadã, dos jovens que frequentam as escolas; c) Qual o significado das propostas de "integração e inclusão da juventude", em geral apresentada como solução para evitar a delinquência e conflitos e como isso se reflete nas proposições feitas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)