Busca avançada
Ano de início
Entree

Severe maternal morbidity and maternal near miss in the extremes of reproductive age: results from a national cross- sectional multicenter study

Resumo

Objetivo: avaliar a morbidade materna grave (MMG ) e near- miss materno (NMM) entre adolescentes e mulheres com mais de 35 anos de idade na Rede Brasileira de Vigilância de morbidade materna grave , usando um conjunto de critérios padrão , comparando com as mulheres grávidas entre 20 e 34 anos. Desenho: estudo transversal multicêntrico . Local: 27 unidades obstétricas de referência no Brasil . População: todas as mulheres admitidas durante a gravidez nesses centros, no período de um ano. Métodos : a vigilância prospectiva foi realizada para identificar os casos de morte materna (MM) , NMM e outras MMG. Inicialmente, a frequência e vários indicadores de morbidade e mortalidade materna foram avaliados para os três grupos etários. Características sócio demográficas, clínicas e obstétricas, gestação e resultados perinatais , e as principais causas de morbidade e demoras identificadas também foram comparadas. Finalmente dois modelos de s análises múltiplas foram realizadas estimando a razão de prevalência ajustada para identificar fatores associados com a ocorrência de NMM e MM . Resultados: Dentre todos os casos de MMG e MM identificados, cerca de 17% eram de mulheres adolescentes e os mesmos 17% para as mulheres mais velhas. NMM e MM foram 25% mais prevalente entre as mulheres mais velhas . A proporção de NMM e taxa de mortalidade materna aumentou com a idade , mas também foi maior entre as adolescentes de 10 a 14 , embora os números absolutos sejam baixos. Na análise multivariada, a idade mais jovem não foi identificada como um fator de risco independente para NMM e MM, enquanto a idade mais velha foi um fator de risco (PR 1,25; 1,07-1,45 ) . Conclusões: NMM e MM aumentaram com a idade , exceto para o extremo mais baixo das adolescentes ( 10 a 14 anos) que também apresentaram relações mais elevadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, JR., FERNANDO CESAR; SURITA, FERNANDA GARANHANI; PINTO E SILVA, JOAO LUIZ; CECATTI, JOSE GUILHERME; PARPINELLI, MARY ANGELA; HADDAD, SAMIRA M.; COSTA, MARIA LAURA; PACAGNELLA, RODOLFO CARVALHO; SOUSA, MARIA HELENA; SOUZA, JOAO PAULO; SEV, BRAZILIAN NETWORK SURVEILLANCE. Severe maternal morbidity and maternal near miss in the extremes of reproductive age: results from a national cross- sectional multicenter study. BMC PREGNANCY AND CHILDBIRTH, v. 14, FEB 20 2014. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.