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Educational inequalities, work transitions and social inclusions in Brazil

Processo: 13/50891-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Acordo de Cooperação: University of Texas - Austin
Pesquisador responsável:Nadya Araujo Guimarães
Beneficiário:Nadya Araujo Guimarães
Pesquisador Responsável no exterior: Letícia Junqueira Marteleto
Instituição Parceira no exterior: University of Texas at Austin (UT), Estados Unidos
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07616-7 - CEM - Centro de Estudos da Metrópole, AP.CEPID
Assunto(s):Sociologia econômica  Desigualdade social  Inclusão social  Cooperação internacional 

Resumo

Os quatro objetivos deste projeto são: 1) expandir o debate sobre desigualdade de oportunidades e Inclusão social no Brasil, 2) localizar desigualdades baseadas em características adscritas (cor, sexo) em duas transições centrais nos ciclos de vida de pessoas jovens, acesso à educação superior e trabalho, 3) produzir perspectivas inovadoras sobre a natureza interseccional das desigualdades sociais e perspectivas de inclusão social na sociedade brasileira, de forma a deixar essa discussão mais conectada com os debates globais, 4) iniciar uma colaboração de pesquisa entre a Universidade do Texas em Austin e o CEM-Centro de Estudos da Metrópole, o CEBRAP e a Universidade de São Paulo centrados no tema da desigualdade de oportunidade e inclusão social. Para alcançar essas metas, nós juntamos duas pesquisadoras extremamente qualificadas para tratar dos temas. As Pesquisadoras Principais do projeto são Letícia Marteleto (Departamento de Sociologia e Centro de Pesquisas da População, UT-Austin) e Nadya Araújo Guimarães (Departamento de Sociologia-USP, CEBRAP, CEM). Nosso objetivo é atingir esses objetivos através de pesquisa colaborativa e diálogos que tragam a perspectiva da inclusão social baseada na interseccionalidade para as perguntas de pesquisa que nos propomos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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