Busca avançada
Ano de início
Entree

II Seminário Infância/Criança Indígena

Processo: 14/10107-0
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 18 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 22 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Clarice Cohn
Beneficiário:Clarice Cohn
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças  Educação indígena  Etnologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criança Indígena | crianças | Crianças Indígenas | Educação Indígena | Etnologia | Infâncias | Criança/Infância

Resumo

O evento reunirá pesquisadores, docentes de IES e graduandos e pós-graduandos, indígenas e não-indígenas, além de profissionais, indígenas e não-indígenas, de diversas atuações, permitirá o debate da questão das condições e da diversidade das infâncias indígenas que apoiará a pesquisa, a formação profissional, a docência e a avaliação, o monitoramento e a formulação de políticas públicas e da garantia de direitos. Nesta ocasião, haverá mesas redondas, projeções de filmes com debate, grupos de trabalho, exposições de fotos e lançamentos de livros, com a participação de pesquisadores, especialistas e técnicos, indígenas e não-indígenas, de todo o Brasil e internacionais. O evento busca colocar em debate as pesquisas em antropologia, educação e direito, assim como os serviços e as políticas públicas, que tenham por centro as crianças indígenas e as infâncias indígenas. Tendo em vista que os serviços e as políticas que se voltam à população indígena pouco têm debatido o tema das diversidades de infância dos povos indígenas contemporâneos, e, ainda, como estas políticas e serviços impactam nestas experiências de infância, esperamos ainda que o evento possa colaborar de modo substancial para este debate e para estas políticas. Esperamos ainda que o debate possa contribuir para os campos da antropologia, colaborando para a etnologia indígena no que se refere às concepções de infância, de cuidado, de humanização, e de conhecimentos indígenas e práticas de aprendizagem; da educação, em debates sobre a educação escolar indígena e educação indígena, e do direito e das políticas públicas, na área dos direitos das crianças indígenas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)