Busca avançada
Ano de início
Entree

O que a arte ensina a quem ensina arte

Processo: 14/10997-5
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 14 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 15 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Ana Angélica Medeiros Albano
Beneficiário:Ana Angélica Medeiros Albano
Instituição Sede: Museu de Artes Visuais (MAV). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da arte 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de arte | iniciação artística | psicologia da arte | serviço educativo de museus de arte | Ação educativa de museus de arte

Resumo

O Museu de Artes Visuais da Unicamp, desde sua criação em janeiro de 2012, tem se preocupado em ampliar a discussão sobre o papel e a importância de um Museu de Arte na Universidade, chamando pesquisadores de diferentes campos do conhecimento para o debate. Para tanto, realizou um ciclo de palestras (setembro e outubro de 2012), dois seminários (maio e outubro de 2013) e coordenou um Fórum Permanente em junho de 2013. Em maio de 2014 estará promovendo o Colóquio Nacional Histórias da Arte em Exposições, que deverá acontecer nos dias 21, 22 e 23.O Seminário, que ora apresentamos à FAPESP, "O que a Arte ensina a quem ensina Arte", será o terceiro evento promovido, com o objetivo específico de discutir a peculiaridade da aprendizagem que ocorre em um espaço museológico.Entendemos que, se "a obra inicia o artista que a cria" (Albano,1998), poderá, também, ser fonte de iniciação para aquele que ensina arte. Partindo do princípio que o contato com a obra de arte pode ser mais potente do que qualquer manual ou metodologia de ensino da arte, consideramos que o museu, como espaço potencial de pesquisa e aprendizagem, deve ser o lugar ideal para acolher e promover essa discussão.O Seminário, planejado para acontecer nos dias 14 e 15 de agosto de 2014, congregará profissionais de reconhecida notoriedade, de diferentes áreas - artes visuais, teatro, dança, música, historia da arte, educação, filosofia, sociologia e psicologia - de modo a ampliar o diálogo entre diversas formas de ver e compreender o fenômeno arte e sua interfaces com a educação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)