Busca avançada
Ano de início
Entree

Controle hormonal do estresse induzido por cádmio: a enxertia como uma técnica fundamental

Processo: 13/27080-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2014 - 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Priscila Lupino Gratão
Beneficiário:Priscila Lupino Gratão
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Pesq. associados:Rogério Falleiros Carvalho
Assunto(s):Poluição do solo  Metal pesado do solo  Antioxidantes  Cádmio  Proteção de plantas  Enxertia (fitotecnia) 

Resumo

A contaminação do solo e da água por metais tem criado um grande problema ambiental, levando a consideráveis perdas na produtividade das plantas e a efeitos danosos a saúde. A exposição a metais tóxicos pode intensificar a produção de espécies reativas de oxigênio (EAOs), que são continuamente produzidas tanto em células não-estressadas quanto naquelas estressadas das plantas. Algumas destas EAOs são muito tóxicas e devem ser desintoxicadas por respostas celulares ao estresse, para que a planta possa sobreviver e se desenvolver. O objetivo deste trabalho é avaliar o modo de ação e o papel dos antioxidantes na proteção de plantas de ao estresse ocasionado pela presença de cádmio (Cd), abordando os promissores e emergentes tópicos da pesquisa envolvendo o Cd em plantas, como o controle hormonal do sistema antioxidante. Os maiores aspectos serão direcionados a compreensão da resposta antioxidante ao Cd e a relação hormonal com o etileno e a auxina através do uso da técnica de enxertia. O estudo da resposta antioxidante de plantas na presença de Cd é importante para o entendimento dos mecanismos de tolerância de plantas em ambientes contaminados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES, LETICIA RODRIGUES; MONTEIRO, CAROLINA CRISTINA; CARVALHO, ROGERIO FALLEIROS; RIBEIRO, PATRICIA CURY; TEZOTTO, TIAGO; AZEVEDO, RICARDO ANTUNES; GRATAO, PRISCILA LUPINO. Cadmium stress related to root-to-shoot communication depends on ethylene and auxin in tomato plants. ENVIRONMENTAL AND EXPERIMENTAL BOTANY, v. 134, p. 102-115, FEB 2017. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.