Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação apoiada em tecnologia como estratégia de ensino de (ART) Tratamento Restaurador Atraumático para alunos de graduação e pós-graduação

Processo: 14/14645-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Daniela Prócida Raggio
Beneficiário:Daniela Prócida Raggio
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária  Ensino 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atraumatic restorative treatment | Carie | Ensino

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um curso de treinamento em Tratamento Restaurador Atraumático (ART) baseado na "Educação Apoiada por Tecnologia" aplicado exclusivamente a distância e comparar o ganho de conhecimento alcançado por alunos de graduação em Odontologia e especialização em Odontopediatria. O curso foi desenvolvido em formato de DVD, leva aproximadamente 40 minutos e aborda técnica e filosofia do ART. A amostra foi composta por 76 participantes, 38 alunos de graduação em Odontologia e 38 alunos do curso de especialização em Odontopediatria. Para avaliação do ganho de conhecimento, os participantes foram submetidos a uma prova presencial antes e após o treinamento a distância. A correção das provas foi realizada por uma pesquisadora previamente calibrada (CCI=0,991; 95%IC=0,975-0,996). Todos os alunos melhoraram suas performances após o curso a distância (testes t pareado p <0,001). A média dos alunos de graduação foi de 4,7 (inicial) e 6,4 (final) e dos alunos de pós-graduação foi de 6,8 (inicial) e 8,2 (final). A comparação das médias da avaliação final mostrou diferença estatisticamente significante (p <0,0001). A estratégia de "Educação Apoiada por Tecnologia" aplicado exclusivamente à distância, apresenta potencial para melhorar o conhecimento em ART. Alunos mais maduros e interessados apresentam melhor desempenho nesta modalidade de ensino. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)