Busca avançada
Ano de início
Entree

Gestão do conhecimento e capacidade dinâmica: análise nos setores automobilístico e de bens de capital

Processo: 13/02872-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção
Pesquisador responsável:Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez
Beneficiário:Rodrigo Valio Dominguez Gonzalez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria automobilística  Bens de capital  Gestão do conhecimento  Inovação organizacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Capacidade dinâmica | Gestão do conhecimento | Inovação | Setor automobilístico | Setor de bens de capital | Gestão do conhecimento

Resumo

O conceito que o conhecimento organizacional é capaz de gerar vantagem competitiva via atividade inovativa é bastante consolidado no mundo acadêmico e corporativo. Todavia, as publicações sobre o tema negligenciam a discussão acerca dos fatores organizacionais que fomentam a Gestão do Conhecimento (GC) e as implicações de tais fatores em relação à capacidade dinâmica e atividade inovativa organizacional. Tendo em vista que estes fatores são desenvolvidos internamente e de forma bastante particular a cada organização, e ainda que estes influenciam de forma direta o processo de GC, pode-se afirmar que as empresas possuem, consequentemente, capacidades distintas de construir capital intelectual que encerre em inovação. Dessa forma, o objetivo principal desta pesquisa é propor uma taxonomia quanto ao desenvolvimento dos fatores que sustentam a GC em organizações do setor automobilístico e de bens capital. A partir dos agrupamentos mapeados a partir desta taxonomia, pretende-se avaliar os efeitos dos fatores desenvolvidos dentro de cada agrupamento em relação à capacidade dinâmica e atividade inovativa das organizações dos setores considerados. Também faz parte do escopo da pesquisa a descrição das práticas organizacionais em torno de cada fator identificado. Para atingir este objetivo a pesquisa combina abordagem quantitativa, envolvendo análise multivariada de dados, e qualitativa, no que se refere à descrição das melhores práticas via estudo de caso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGO VALIO DOMINGUEZ GONZALEZ; TATIANA MASSAROLI DE MELO. Inovação por exploração e explotação do conhecimento: um estudo empírico do setor automobilístico. Gestão & Produção, v. 25, n. 1, p. 1-15, . (13/02872-5)
RODRIGO VALIO DOMINGUEZ GONZALEZ; MANOEL FERNANDO MARTINS. O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual. Gestão & Produção, v. 24, n. 2, p. 248-265, . (13/02872-5)
RODRIGO VALIO DOMINGUEZ GONZALEZ; MANOEL FERNANDO MARTINS. Competências habilitadoras da melhoria contínua: estudo de casos em empresas do setor automobilístico e de bens de capital. Gestão & Produção, v. 22, n. 4, p. 725-742, . (13/02872-5)